Sindicato dos bancários quer entrar no capital do Novo Banco com a Lone Star

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários anunciou a intenção esta terça-feira. Em comunicado, defende que o Novo Banco não pode ser apenas "uma oportunidade de especulação financeira".

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) quer adquirir uma participação no capital do Novo Banco em parceria com o fundo norte-americano Lone Star, que está em negociações exclusivas para a compra daquele banco de transição, de acordo com Paulo Marcos, o presidente do SNQTB.

"A intenção de participar no capital do Novo Banco surge na sequência do convite formulado pela Lone Star a vários investidores portugueses", lê-se no comunicado, acrescentando que "sendo o sindicato mais representativo dos trabalhadores bancários portugueses, o SNQTB não pode alhear-se da sua responsabilidade".

"O projeto para o Novo Banco deve ser o de garantir uma instituição com futuro e não uma oportunidade de especulação financeira. Estamos disponíveis para uma participação no capital ou para um sistema de co-gestão", sublinha Paulo Marcos.

O SBQTB "já manifestou a sua intenção de ser parte ativa no processo de aquisição desta instituição bancária através de uma carta enviada ao Governador do Banco de Portugal e ao Fundo de Resolução" e hoje reúne-se com a administração do Novo Banco.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de