Soares alinha com Cavaco no pedido para reforçar economia e emprego

O antigo chefe de Estado português considera que «importante é lutar contra o desemprego, a seguir lutar contra a recessão».

Mário Soares entende que a prioridade dos políticos europeus deve ser o combate ao desemprego e recessão, sendo que depois se deve dar atenção aos assuntos relativos à austeridade, concordando assim com a posição já assumida por Cavaco Silva.

«É preciso que haja da parte daqueles que são dirigentes perceber que o mais importante é lutar contra o desemprego, a seguir lutar contra a recessão e depois vem as coisas que têm a ver com a troika e austeridade», explicou em declarações à TSF e à agência Lusa.

Por outro lado, o antigo chefe de Estado disse que ainda é prematuro reivindicar uma renegociação do memorando de entendimento com a troika, cenário já proposto pelo atual líder socialista, António José Seguro.

«Neste momento, não é caso para dizer isso. Vamos ver o que se está a passar nos sítios críticos, visto que vamos ter duas eleições no final desta semana que são muito importantes», acrescentou Soares, numa referência aso atos eleitorais da França e Grécia.

Soares considerou ainda que estas eleições «correriam bem» caso houvesse uma «mudança de sistema, porque este capitalismo de casino em que os mercados é que mandam nos Estados é coisa que nunca pode levar a bom lugar».

O antigo Presidente português, que lembrou o atual problema espanhol e prevê que Itália venha a ser o próximo país com problemas, não quis fazer futurologia sobre a possibilidade de a Grécia sair da moeda única.

Contudo, vai mantendo o otimismo e acredita que vai ser encontrada uma solução para a Europa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de