"Toda a gente fica mais tranquila se o Reino Unido continuar na UE"

A TSF falou com portugueses que trabalham no Reino Unido. A um mês do referendo, admitem que se a maioria dos britânicos optar pela saída, isso poderá ter implicações negativas no seu trabalho.

Paulo Costa, um técnico de informática que trabalha desde 2012 em Londres, diz que a esmagadora maioria dos portugueses que vive no Reino Unido deseja que tudo fique na mesma."Toda a gente fica mais tranquila, se continuar na União Europeia".

Ouça aqui a conversa de Joaquim Ferreira com dois portugueses no Reino Unido

00:0000:00

Outra emigrante portuguesa, a cientista Zita Martins, astrobióloga no Imperial College, está convencida que uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia terá consequências negativas no seu trabalho.

Haverá menos dinheiro para a investigação. "A nível europeu há grandes financiamentos (para a ciência) e, por isso, uma saída terá grandes implicações".

Zita Martins admite que está "ansiosa" com o resultado do referendo, sobretudo por motivos de natureza profissional, mas também há questões práticas que não menospreza.

"Não acredito que os estrangeiros decidam todos ir embora, caso o Reino Unido decida sair. Mas colocam-se questões, por exemplo, com o visto de trabalho. Há muitas questões que não estão ainda esclarecidas".

O informático Paulo Costa teme que uma vitória do "brexit implique a saída de muitas empresas do Reino Unido. E as da sua área poderão ser das primeiras a deixar o país.

"Se começam a reerguer barreiras, as empresas podem começar a pensar se continuam cá, onde há estão 60 milhões de pessoas, ou se preferem ir para o espaço europeu onde estão 500 milhões de pessoas. Nós, os informáticos, somos muito móveis, assim como os financeiros."

"O país está de alguma forma divido"

Hugo Filipe Coelho, um português a trabalhar em Londres onde é jornalista e escreve sobre regulação financeira, explica que o referendo à saída do Reino Unido da União Europeia é cada vez mais assunto de conversa.

Hugo Filipe Coelho reconhece que o país está divido na questão do 'brexit'.

00:0000:00

As sondagens são vistas com muitas dúvidas no Reino Unido. E no centro financeiro inglês, a maioria dos empresários tudo indica que preferem continuar na União Europeia. Nos últimos tempos parece que o "não" à saída da União Europeia começa a ganhar vantagem no referendo, algo que se vê nas casas de apostas.

O jornalista diz que é cada vez mais provável que o Reino Unido permaneça na União Europeia.

00:0000:00

Para os imigrantes vindos da União Europeia o brexit é uma preocupação ainda maior.

Hugo Filipe Coelho lembra que a comunidade imigrante está preocupada.

00:0000:00

Veja também:
Carlos Moedas: "Nem quero imaginar o que seria a Europa sem o Reino Unido"
'Brexit'? Ingleses a morar no Algarve querem ficar na União Europeia

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de