Vítor Gaspar: Injeção significativa de capital na banca

O ministro das Finanças anunciou uma injeção significativa de capital na banca no valor de 6,6 mil milhões de euros. Vítor Gaspar disse ainda que a 'troika' deu nota positiva a Portugal.

Na apresentação das conclusões da quarta avaliação da 'troika", Vítor Gaspar disse que Portugal cumpriu e que foi aprovada a transferência de mais uma tranche.

«Cumprimos todos os critérios quantitativos e objetivos estruturais do quarto exame, como consequência a missão recomendará o desembolso da quinta tranche do financiamento do programa no montante de 4,1 milhões de euros», afirmou o ministro das Finanças.

Sobre a injeção de capital na banca, o responsável garantiu que o Estado vai transferir para a Caixa Geral de Depósitos 1,65 mil milhões de euros antes de 30 de Junho de 2012.

«Nos casos do BPI e do BCP, o processo de aumento de capital será feito em duas fases, numa primeira fase o Estado vai subscrever até ao próximo dia 29 de Junho instrumentos híbridos a emitir por estes dois bancos, numa segunda fase será feito um aumento de capital por emissão de ações que serão oferecidas com direito de preferência para os atuais acionistas», explicou.

Vítor Gaspar afirmou ainda que vai ser aprovado no próximo Conselho de Ministros o Programa de Estímulo do Emprego Jovem que assenta em três pilares: «estágios profissionais, apoios à contratação, formação profissional e empreendorismo e finalmente apoios ao investimento».

«Iremos também avaliar a possibilidade de no contexto do Orçamento de 2013 efetuar uma redução específica da contribuição para a Segurança Social paga pelos empregadores como forma de estimular a criação de emprego», afirmou o ministro, ressalvando no entanto que esta medida só será colocada em prática se existir espaço orçamental.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de