Tensão Rússia-Ucrânia. "É preciso vermos a realidade e não entrarmos em pânico"General Luís Pinto Ramalho sublinha que os conflitos não têm propriamente uma hora para acontecer.
Russos regressam às bases, levantada imunidade de Álvaro Amaro e outros destaques TSFNATO quer esperar para ver uma real diminuição da escalada no terreno, mas admite que os sinais que chegam de Moscovo vão no sentido de prosseguir os esforços diplomáticos.
Aprovada revisão da orgânica do Estado-Maior e dos três ramos das Forças ArmadasConselho de Ministros aprovou alterações que estabelecem "um novo paradigma estrutural da defesa nacional e das Forças Armadas, de modo a otimizar o seu funcionamento, visando garantir o princípio fundamental da unidade de comando, dando continuidade e robustecendo reformas anteriores".
Marcelo promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças ArmadasMarcelo Rebelo de Sousa comentou que a versão final atenuou "uma ou outra faceta mais controversa".
"A cultura de segurança e de defesa é pouco debatida no nosso país"É uma das principais figuras da Marinha portuguesa das últimas décadas. Fernando Melo Gomes foi chefe do Estado-Maior-General da Armada, esteve na Casa Militar da Presidência da República e, ao serviço da NATO, foi comandante da Euromarfor, uma força não permanente de reação rápida dedicada a operações humanitárias. Agora, lidera o Grupo de Reflexão Estratégica Independente, que se tem mobilizado contra as alterações à Lei da Defesa Nacional e à Lei Orgânica das Forças Armadas.
"Incongruente", "inadequada", "apressada". Antigos militares condenam reforma das Forças ArmadasGrupo de antigos militares entregaram um documento ao Presidente da República e aos partidos políticos onde defendem que seria mais sensato suspender a proposta do Governo.
"Militares não trabalham debaixo da mesa." Ex-chefe das Forças Armadas responde a ministroO ministro Gomes Cravinho afirmara que não se intimidava com "manobras" para "perpetuar a influência" nas Forças Armadas de "agremiações de antigos chefes militares".