China pede que investigação sobre origem do coronavírus se alargue a outros paísesO chefe da equipa de especialistas chineses que investigaram a origem do coronavírus apontou a teoria de que o vírus pode ter chegado ao mercado Huanan, em Wuhan, onde o primeiro surto de Covid-19 foi detetado, "através de alimentos congelados importados". Espanha, Itália, França ou Estados Unidos são os países indicados pela China.
China rejeita termos da OMS para aprofundar as origens do coronavírusChina defende que o laboratório da cidade de Wuhan não tem vírus que possam infetar humanos diretamente e que não aceita o plano da OMS.
OMS considera "extremamente" improvável que incidente em laboratório esteja na origem da pandemiaA Organização Mundial de Saúde aponta, no relatório de investigação à origem da Covid-19, que um incidente de laboratório seria um cenário "extremamente improvável".Transmissão natural do vírus de um animal reservatório - provavelmente o morcego - para o homem, por meio de outro animal será a hipótese mais credível.
Falta de resultados na investigação e elogios a Pequim colocam OMS sob forte pressão políticaHá analistas apontaram que a pandemia revelou a falta de mecanismos que permitam à OMS pressionar os Estados. Apesar de as evidências de que as autoridades chinesas esconderam a gravidade da crise durante semanas e silenciaram médicos que tentaram alertar para a doença, a OMS elogiou Pequim pela resposta rápida.
Um ano depois, há cada vez mais hipóteses e dúvidas sobre a origem do coronavírusO relatório final da OMS deverá ser publicado na próxima segunda-feira e, sejam quais forem as conclusões, um número crescente de membros da comunidade científica reclama uma transparência que Pequim não ajudou a garantir.