


Líder Aung San Suu Kyi e ex-Presidente Win Myint alvos de novas acusações em Myanmar
Ambos são acusados de violar leis na atribuição de subcomissões eleitorais, de ameaçar funcionários de obstruir a contagem e avançar na votação para os maiores de 60 anos, favorecer votos de pessoas não registadas e interferir na campanha eleitoral para favorecer a Liga Nacional para a Democracia.

Tribunal de Myanmar condena ex-ministros próximos de Aung San Suu Kyi a 90 e 75 anos de prisão
O ex-ministro do Planeamento do estado de Kayin, foi condenado a 90 anos de prisão, incluindo trabalho forçado, por seis acusações de corrupção. Já Nan Khin Htwe Myint, de 67 anos, ex-ministra chefe do estado de Kayin e membro da direção do partido de Suu Kyi, foi condenada a 15 anos de prisão em cada uma das cinco acusações.

ONU alerta que mais de três milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária no Myanmar
A ONU continua "gravemente preocupada com a intensificação da violência em Mianmar" e apela novamente a um acesso humanitário desimpedido.

Dezenas de monges budistas protestam em Myanmar contra junta militar
Historicamente em Myanmar, país de maioria budista, os monges são vistos como uma autoridade moral superior, assumindo um papel importante junto das comunidades.

Governo sombra birmanês lança estação de rádio clandestina
A Birmânia enfrenta uma grave crise política, militar, económica e social depois da tomada do poder pelos militares através do golpe de Estado do passado dia 1 de fevereiro.

Aung San Suu Kyi comparece em tribunal na capital de Myanmar
A ex-chefe de facto do Governo civil em Myanmar (ex-Birmânia), que até agora só tinha estado presente em tribunal por videoconferência, teve permissão para falar diretamente com a sua equipa de defesa.

Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de urgência devido a crise política em Myanmar
O Conselho de Segurança das Nações Unidas já tinha condenado "fortemente a violência contra manifestantes pacíficos, incluindo mulheres, jovens e crianças", mas, para que chegar a uma nova posição oficial, a ONU tem de conseguir a unanimidade entre os membros, incluindo a China e a Rússia.

Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência sobre Myanmar
O Reino Unido convocou uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, para quarta-feira, sobre Myanmar, após o fim de semana mais sangrento desde o golpe de 1 de fevereiro.

Oito manifestantes mortos em protesto em Myanmar. Jornalista da BBC desaparecido
Desde o golpe militar, já morreram pelo menos dois membros do NLD detidos pelas forças de segurança, sendo que pelo menos um terá sido torturado.

Militares estão a ocupar hospitais em Myanmar pela força
A denúncia parte da ONG Médicos para os Direitos Humanos.

Nações Unidas condenam repressão violenta sobre manifestantes em Myanmar
Nas últimas horas, houve um aumento acentuado da violência contra os manifestantes em Myanmar, com o uso de balas de borracha, canhões de água e gás lacrimogéneo, além de munições reais, e com a morte de pelo menos 18 pessoas.
