


Rui Moreira absolvido. MP não conseguiu provar "intenção de favorecer a Selminho"
A leitura do acórdão aconteceu esta sexta-feira no Tribunal de São João Novo, no Porto. O Ministério Público já anunciou que vai recorrer.

Caso Selminho. Rui Moreira conhece acórdão esta sexta-feira
O presidente da Câmara do Porto está acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em prejuízo do município do Porto.

Caso Selminho. Leitura do acórdão marcada para 21 de janeiro
O MP pediu a condenação de Rui Moreira a uma pena suspensa e a perda deste mandato.

Caso Selminho. Defesa acusa MP de fazer "ataque indescritível à honra" de Rui Moreira
O procurador do Ministério Público Luís Carvalho pediu a condenação de Moreira a uma pena suspensa e a perda de mandato, considerando que o autarca beneficiou a imobiliária da família em prejuízo do município.

Processo Selminho. Ministério Público pede condenação e perda de mandato de Rui Moreira
O procurador do MP pediu a condenação de Rui Moreira, pelo crime de prevaricação, a uma pena suspensa, e a pena acessória da perda de mandato, argumentando que o autarca "foi o responsável e quem beneficiou" do desfecho do litígio entre a imobiliária da família de Rui Moreira, da qual era sócio, e o município a que preside.

Rui Moreira diz que foi "incauto" assinar procuração por indicação de Azeredo Lopes
Rui Moreira começou a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, no processo Selminho, onde é acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município.

Vinte anos depois, o negócio de um terreno leva Rui Moreira ao banco dos réus
Autarca do Porto pode perder o mandato no âmbito do julgamento quer procura descobrir se, no exercício das suas funções, beneficiou a imobiliária da família.

Sem maioria absoluta e sem mãos a medir. Arranca o terceiro e último mandato de Moreira no Porto
Desta vez, Rui Moreira é reconduzido no cargo mas sem maioria absoluta, tendo estabelecido um acordo de governação com o PSD. Para os próximos quatro anos, o autarca fixou como prioridades o trânsito e a mobilidade, a habitação e a cultura na cidade.

"Não vamos fazer obras faraónicas"
Em entrevista à TSF e ao JN, Rui Moreira admite dificuldade em fazer acordos se não conseguir maioria absoluta, rejeita as críticas de falta de projetos estruturantes e assegura ter bem definidas as prioridades para a cidade.

"Portuenses têm de estar preparados para Rui Moreira não levar mandato até ao fim"
Dele se diz que nada se diz. Que ninguém o conhece. Esteve sete anos e cinco meses na Câmara do Porto e foi um dos braços direitos de Rui Rio. Agora, Vladimiro Feliz regressa aos corredores da política, candidatando-se pelo PSD à Câmara do Porto. Na mira está sempre Rui Moreira, que apoiou em 2013, e que, entretanto, diz, se transformou num "mestre-de-cerimónias"

Rui Moreira afirma que nada ganhou com Selminho, opositores rejeitam trazer caso para debate
O candidato independente à Câmara do Porto, Rui Moreira, reiterou nada ter ganho no caso Selminho, pelo qual começa a ser julgado em novembro, afirmando ter um papel a desempenhar, tendo os opositores rejeitado trazer caso para debate.

"O Porto e o Norte estão a sofrer as consequências de não termos regionalização"
Entrevista TSF-JN com Ilda Figueiredo, candidata da CDU à Câmara do Porto.

"Tivemos candidatos que desistiram depois de conhecerem as remunerações nas autarquias"
Mergulhado na tarefa de preparar o embate autárquico, mesmo que tenha sido ultrapassado na vontade de se candidatar à Câmara do Porto, o secretário-geral adjunto do PS analisa os desafios do partido, sem esquecer os do Governo. De olhos postos na negociação do próximo Orçamento do Estado, evita a pergunta sobre a negociação à Esquerda e assegura que essa é missão para a próxima sessão legislativa. Por agora, "a prioridade é avaliar a execução dos compromissos orçamentais com os partidos que aprovaram" o OE em vigor.

Catarina Martins diz que Rui Moreira "não tem condições" para continuar na Câmara do Porto
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai a julgamento no processo Selminho, onde é acusado de favorecer a imobiliária da família. Catarina Martins considera que "Rui Moreira preferiu o negócio à cidade".

Catarina Martins diz que Rui Moreira "não tem condições" para continuar na Câmara do Porto
A líder do Bloco de Esquerda considera que "Rui Moreira preferiu o negócio à cidade", acrescentando que "não vale fazer de vítima".

Juíza diz ser "solidamente previsível" que Rui Moreira seja condenado
Juíza Maria António Ribeiro invoca a "prova recolhida nos autos" e defende que o autarca "atuou em clara violação da lei", da qual tinha "plena consciência".

"Processo surge em vésperas de eleições." Rui Moreira diz que "estes são perigosos tempos"
Autarca soube esta terça-feira que vai a julgamento no caso Selminho, em que é acusado de favorecer a imobiliária da família em detrimento do município do Porto.

Rui Moreira vai a julgamento no caso Selminho
Ministério Público entende que o autarca agiu em benefício próprio e da família, em prejuízo do município, no negócio dos terrenos da Arrábida.
