Entidades da região promovem eventos para valorizar a economia circular
Autarquias de Albergaria-a-Velha e da Figueira da Foz querem apostar na sensibilização e envolvimento de empresas e da população.
Corpo do artigo
A partir do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, há várias entidades que estão a organizar eventos que visam promover práticas circulares.
Em Albergaria-a-Velha, a câmara municipal estabeleceu uma parceria com a Associação Bioliving que consiste na implementação de várias ações de sensibilização ambiental. A autarquia quer abranger pessoas de várias faixas etárias, apostando, por isso, em ações práticas em campo nas escolas, mas também em campanhas que variam consoante época do ano. Um dos exemplos é o "Bionatal", que promove o uso de presentes e embrulhos ecológicos.
A vereadora Sandra Almeida explica que a organização de eventos ligados à economia circular é uma das apostas que o município tem vindo a fazer junto da população. No ano passado a autarquia fez "uma conferência dedicada ao desperdício", intitulada "Menos Lixo, Mais Ambiente", em parceria com as escolas do concelho. Para este ano, Sandra Almeida adianta que está a ser preparada outra "sobre a economia circular no que diz respeito à compostagem".
Na Figueira da Foz o município tem vindo a fomentar a economia circular, nomeadamente nas empresas do concelho. Criada em 2019, a FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance é uma feira onde as empresas e as organizações têm um palco para mostrar as suas boas práticas nesta área. A iniciativa pretende que as empresas "revelem umas às outras quais são as metodologias e os projetos que implementaram internamente no âmbito da economia circular e da sustentabilidade", explica a vice-presidente da câmara municipal, Ana Carvalho.
"Há resíduos de algumas empresas que são matérias-primas para outras, e é importante que elas saibam o que é que existe em cada uma delas", exemplifica a autarca. Ao mesmo tempo, acrescenta, "há empresas que têm desperdício de calor que pode ser usado por uma fábrica que se venha a instalar ao lado, ou por uma empresa que está a 100 metros de distância".
Também o IPL tem uma série de eventos para promover a economia circular. Os planos do instituto incluem o desenvolvimento de um ciclo de conferências sobre sustentabilidade que vai ser promovido na região. A iniciativa vai decorrer em cooperação com os vários atores da região, como municípios, escolas, empresas e associações.