- Comentar
A Câmara Municipal de Seia está a usar a mobilidade sustentável para fazer uma disseminação territorial da economia circular. O objetivo, segundo o presidente, Luciano Ribeiro, é "criar hábitos e uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável". A iniciativa está inserida no Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
O projeto vai implementar um sistema de uso partilhado de bicicletas elétricas "vocacionado, nesta fase piloto, para os mercados estudantis do ensino superior e da escola secundária" de Seia. A abordagem inicial ao público mais novo acontece devido à "responsabilidade que é o uso de um veículo". Luciano Ribeiro indica também que este trabalho de sensibilização vai ser feito juntamente com as escolas, para conseguir "captar a atenção" e "agarrar" os alunos a esta opção.
Para o autarca este é um "projeto desafiante, dadas as características orográficas e climáticas da cidade". "Mas estamos convictos que com boa promoção e disseminação poderemos captar a atenção dos mais jovens", garante.
Paralelamente, a autarquia vai também apostar na renovação da frota municipal com veículos elétricos, "à medida que for necessário, quer de transportes públicos urbanos, quer da frota de apoio aos serviços". A câmara já conta com um miniautocarro elétrico que tem um "circuito urbano no interior da cidade dedicado, essencialmente, às escolas" acrescenta Luciano Ribeiro.
Em Sever do Vouga, a autarquia vai desenvolver o Projeto Severin, um serviço de transporte que aproxima as freguesias do centro da vila. A iniciativa é feita em parceria com a Transdev, com quem já tinha criado o SeverIN, um o miniautocarro que é um exemplo de sucesso replicado em 13 concelhos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ainda no âmbito do pacto com a CCDR do Centro, a mobilidade sustentável é também a aposta da Câmara Municipal de Poiares e da Universidade da Beira Interior (UBI). Em Poiares, o executivo municipal vai disponibilizar bicicletas ao público, além de pontos de carregamento de veículos elétricos. A autarquia quer também adquirir veículos elétricos para os serviços municipais, para que o transporte seja mais eficiente. Já a UBI está a incentivar a mobilidade sustentável na comunidade académica, através da utilização de bicicletas elétricas. A iniciativa está a ser desenvolvida no âmbito do Projeto U-BIKE - Operação UBI.