Estar na pele do outro ajuda a combater a opressão. Helpo leva teatro a escolas

O projeto pretende chegar a alunos, professores e pais de várias escolas de Cascais.

Ao longo de três anos, a associação Helpo vai passar por 15 escolas em Cascais para transformar as relações entre alunos do sétimo ano, através de um projeto que usa técnicas do Teatro do Oprimido, criado no Brasil por Augusto Boal, nos anos 60, e que e usa o teatro como ferramenta de transformação social, expondo casos de opressão.

A associação Helpo decidiu usar essas metodologias para chegar aos alunos do sétimo ano. "O que fazemos é meter os alunos a pensar em situações de opressão que sofreram, mais diretamente nas questões da violência", explica Miguel Jarimba, responsável pelo projeto "MUDARTE: O Teatro do Oprimido na Prevenção da Violência entre os Jovens".

Do cyberbullying ao bullying na sala de aula, passando pela homofobia e xenofobia, o projeto analisa vários casos reais, trabalhando "cada caso com os alunos e fazê-los pensar 'como é que vamos resolver?'".

As histórias são anónimas para os colegas, até porque já houve situações em que os próprios alunos reconheceram a história, admitindo que eram os protagonistas das histórias. Houve também casos de alunos a admitirem serem os agressores. "Como é que sabes que é do João? Porque fomos nós que fizemos isso ao João", conta o professor, em jeito de exemplo.

Miguel Jarimba garante que tem assistido a transformações importantes, porque "viver na pela essas situações faz com que haja essa maior perceção do problema que é a opressão".

"É verdade que é um teatro, mas estamos a falar de vidas reais, que sofrem, e nós enquanto alunos e professores podemos ajudar a ter maior consciência. O objetivo é que eles, tendo essa consciência, no futuro não cometam os mesmos erros", revela o responsável.

O projeto da Helpo quer chegar a 6400 pessoas desde alunos, pais e professores de 15 escolas no concelho de Cascais. Cada turma participa em sessões realizadas ao longo de 12 semanas, terminando com um espetáculo de teatro ​​​​​​​apresentado à comunidade escolar e às famílias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de