"Barulho que se vai cantar o fado"

Se tentássemos definir Portugal numa só palavra dificilmente essa palavra seria outra coisa que não "fado", certo? Enraizado nos nossos dias e tradições, este estilo musical é algo que nos acompanha e caracteriza desde sempre.

Existem várias tradições que fazem parte da nossa vida e da nossa família, mas a verdade é que nem todas elas são distinguidas pela UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade. É verdade, este foi o estatuto atribuído ao fado em 2011. E é precisamente por se tratar de algo tão nosso, tão intemporal e tão importante para a nossa vida enquanto falantes da língua portuguesa que surge o concurso "EDP Tanto Fado".

Para a EDP, este estilo musical é uma das mais importantes características da cultura portuguesa. Como tal, deve ser preservada, apoiada e estimulada. Com um percurso enquanto Energia Oficial da Música, a marca alia-se agora a esta arte de cantar o destino para dar palco aos talentos que se querem fazer ouvir. O "EDP Tanto Fado" vem reforçar a vontade de apoiar a música e a cultura em Portugal desde sempre expressa pela marca. Numa altura em que o apoio à cultura é mais importante do que nunca, este é o concurso que promete mudar vidas.

Ao enviarem um tema em formato vídeo para o site edp.com/edptantofado, os concorrentes não só poderão revelar os seus dotes e talento musicais como pode, ainda, o vencedor, atuar no palco EDP Fado Café, na próxima edição do NOS Alive, bem como gravar um álbum com a Sony Music Portugal.

Mas as boas notícias não ficam por aqui! Carminho, uma voz inconfundível no mundo do fado, é a embaixadora do concurso e fará parte de um workshop exclusivo com os finalistas. Para além disto, vai também atuar no dia da grande final, agendada para dia 20 de dezembro. Ficou empolgado, mas quer saber como é que tudo isto funciona? Nós explicamos. As inscrições abriram no dia 29 de outubro e podem ser feitas até 26 de novembro. Quanto ao público, este poderá votar nos seus artistas favoritos até 29 de novembro. Os semifinalistas serão anunciados no dia 2 de dezembro e devem submeter um tema adicional para nova votação, pelo público e pelo júri do concurso, entre os dias 4 a 10 de dezembro. Daqui resulta a escolha dos oito finalistas que irão atuar na grande final, finalistas esses que serão anunciados no dia 11 de dezembro.

Como vê, este será o grande concurso do ano. Se o seu sonho é o fado e é ao cantá-lo que quer traçar o seu destino, não perca a oportunidade de fazer barulho!

pub

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de