Europeana: mais do que uma biblioteca digital

É uma biblioteca mas é também um museu e um arquivo. Projeto Europeana apresenta conteúdos renovados com regularidade e com a comodidade de não ter de sair de casa.

Trabalham com milhares de arquivos, bibliotecas e museus europeus para partilhar o património cultural. O objetivo é ser um espaço educativo, de prazer e também fonte de investigação. Assim é a Europeana, a biblioteca multimédia financiada pela União Europeia e que nasceu em 2008.

Há mais de 50 milhões de itens digitalizados entre livros, música, obras de arte e até jornais. A página também apresenta coleções temáticas ou exposições como, por exemplo, a Pioneers . Esta é uma exposição que coloca em destaque a vida e obra de oito mulheres europeias nas artes, ciências e sociedade e, todas as semanas até ao dia internacional da mulher, destaca-se o trabalho e vida de uma mulher pioneira: a primeira foi Marie Curie...

Além da Europeana, a União Europeia fomenta a utilização de bibliotecas digitais em todo o bloco. Por isso mesmo, promove a digitalização de livros, revistas, jornais e até de fotografias, objetos de museus, arquivos e material audiovisual para que possam estar acessíveis através da internet.

Além disso, a União está a alterar a legislação para permitir que as bibliotecas públicas digitalizem integralmente as coleções e aumentem a oferta de livros eletrónicos em toda a Europa.

"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia"faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados