Europeus têm uma palavra na escolha do presidente da Comissão

A ida às urnas no dia 26 de maio vai eleger os deputados para o Parlamento Europeu, mas também vai contar para outra nomeação: a de presidente da Comissão Europeia.

Desde 2014 que foi instaurado um processo de nomeação para dar uma palavra aos cidadãos europeus na escolha do presidente da Comissão. É o chamado "processo dos candidatos principais" ou Spitzenkandidaten.

Antecipadamente, as famílias políticas europeias escolhem os seus candidatos à presidência da Comissão. Com base nos resultados das eleições europeias, um dos candidatos principais deverá ser eleito pelo Parlamento Europeu para presidir à Comissão, após ter sido formalmente proposto pelos chefes de Estado ou de Governo da União Europeia.

Foi assim que Jean-Claude Juncker foi nomeado, ele era o candidato principal do Partido Popular Europeu, o maior grupo político do atual Parlamento.

Os candidatos principais nesta corrida de 2019 são Manfred Weber, pelo PPE, Frans Timmermans, dos Socialistas e Democratas, Margrethe Vestager, pelo ALDE, Nico Cué, da Esquerda Europeia, Ska Keller, dos Verdes, e Jan Zahradil pelos Conservadores e Reformistas Europeus.

"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia"faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de