De malas feitas para Estrasburgo, há 12 novos eurodeputados portugueses. Quem são?

Conhecidos os resultados finais da eleição deste domingo, estes deputados fazem pela primeira vez as malas rumo ao Parlamento Europeu. Há entre eles jovens, ex-ministros, novatos, veteranos e surpresas.

Com nove deputados eleitos, o Partido Socialista (PS) é o grande vencedor destas eleições Europeias, e também o partido que elege mais estreantes no Parlamento Europeu:

Pedro Marques - O cabeça de lista socialista tem 42 anos e é economista. Foi ministro do Planeamento e Infraestruturas desde 2015, lugar que deixou para concorrer às Europeias. Antes fora secretário de Estado da Segurança Social no ministério liderado por Vieira da Silva (lugar que manteve até 2011, momento em que cai o segundo Executivo liderado por José Sócrates) e autarca no Montijo.

Leia aqui mais sobre Pedro Marques, o candidato das "contas certas"

Margarida Marques - A deputada socialista de 64 anos, membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, já tem os assuntos europeus no curriculum. É vice-presidente da comissão dos Assuntos Europeus e foi secretária de Estado dos Assuntos Europeus e chefe da delegação da Comissão Europeia em Portugal.

Maria Manuel Leitão Marques - A senhora Simplex, ex-ministra da Presidência e Modernização Administrativa, tem 66 anos e é professora na Universidade Coimbra. Foi secretária de Estado e administradora não-executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos

André Bradford - Líder parlamentar do PS na Assembleia Legislativa Regional do PS nos Açores, tem 48 anos e foi representante dos Açores no Comité das Regiões da União Europeia.

Sara Cerdas - Madeirense de 29 anos, é médica, mestre pela Universidade de Lisboa e mestre em Saúde Pública pela Universidade sueca de Umea.

Isabel Santos - Deputada socialista, de 51, é vice-presidente da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação Europeia, onde também já desempenhou as funções de presidente da Comissão de Democracia, Direitos Humanos e Questões Humanitárias.

Manuel Pizarro - Médico e ex-secretário de Estado da Saúde, tem 55 anos. Foi deputado, responsável por iniciativas como o alargamento do cheque dentista e a criação do banco nacional de células do cordão umbilical. É vereador da Câmara Municipal do Porto.

A Paulo Rangel e José Manuel Fernandes, juntam-se dois sociais-democratas estreantes no Parlamento Europeu:

Lídia Pereira - Tem 27 anos preside a YEPP, a maior organização política da juventude europeia. É ainda economista e consultora sénior na Deloitte, Bruxelas.

Álvaro Amaro - Economista, de 66 anos, já foi presidente da Câmara da Guarda e, antes, de Gouveia.

Marisa Matias vai ter companhia bloquista no próximo mandato no Parlamento Europeu:

José Gusmão - Até já passou pelo Parlamento Europeu, mas como assistente, com Miguel Portas e Marisa Matias, entre 2011 e 2018. Tem 42 anos, integra a Comissão Política do BE e foi deputado à Assembleia da República na XI Legislatura, tendo ainda sido vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças. Antes de se tornar bloquista foi militante do PCP.

Sandra Pereira - Linguista de 42 anos, é investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, dirigente da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica e membro da Direcção do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP. Junta-se a João Ferreira no Parlamento Europeu.

Foi a surpresa da noite. Pela primeira vez o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) elegeu um eurodeputado:

Francisco Guerreiro - O cabeça de lista do PAN tem 34 anos e era até agora coordenador da Secretaria de Comunicação do partido. é ainda membro da Comissão Política Nacional do Pessoas Animais Natureza. é caso para dizer que à terceira foi de vez para Francisco Guerreiro: Foi terceiro na lista do PAN às eleições europeias de 2014 e número dois por Lisboa na corrida às últimas legislativas, quando André Silva foi o único deputado eleito do partido.

Consulte aqui os resultados das eleições Europeias e repartição por partidos nacionais e grupos políticos:

Notícia em atualização

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de