Rio "chocado" por RTP dizer que "PS ganha eleições" com base em sondagem

A sondagem da Universidade Católica realizada para a RTP e o jornal Público dava o pior resultado de sempre para os sociais-democratas.

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta terça-feira estar "chocado" com a forma como a RTP apresentou uma sondagem divulgada na segunda-feira, acusando a estação pública de dizer que "o PS ganha as eleições europeias".

"Fiquei chocado quanto tive oportunidade de ver no canal público de televisão o Telejornal da próxima segunda-feira por antecipação. Dizia a notícia: o PS ganha as eleições europeias. Como é possível um canal de televisão dizer hoje, quando as eleições ainda não se realizaram, que o PS ganha porque uma sondagem diz que o PS vai à frente?", questionou, num comício ao ar livre, na Praça da República, em Aveiro, que juntou centenas de pessoas.

"As eleições não se decidem em canais de televisão, em sondagens, mas em eleições", afirmou, apelando a todos para que votem no próximo domingo para mostrar que as eleições "se decidem nas urnas com a vontade do povo e não de uma qualquer outra forma que queiram inventar".

Uma sondagem da Universidade Católica realizada para a RTP e jornal Público coloca o PS como o partido mais votado nas eleições europeias de domingo, com 33% dos votos, seguido do PSD, com 23%, do BE, com 9%, da CDU e do CDS-PP, ambos com 8%, e do PAN e do Aliança, ambos com 3%.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de