Hino à Alegria. A melodia que celebra a Europa

Exalta os ideais europeus de liberdade, paz e solidariedade através da música: é o "Hino à Alegria", composição de Ludwig Van Beethoven de 1823, e que é também o Hino da União Europeia.

"Simboliza não só a União Europeia, mas também a Europa num sentido mais lato". É desta forma que a página da União Europeia descreve a composição que honra o projeto europeu e que foi composta por Beethoven enquanto parte da Nona Sinfonia para o poema com o mesmo nome de Friedrich Schiller de 1785.

Foi em 1972 que o Conselho da Europa adotou esta composição de Beethoven para hino desta organização de defesa dos direitos humanos. Mais tarde, em 1985, os dirigentes europeus adotaram-no também como hino oficial da União.

Sem letra, este hino não substitui os hinos nacionais, mas celebra os valores partilhados pelos Estados-membros. Normalmente, é tocado em cerimónias oficiais mas também em eventos de caráter europeu.

"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de