O que é o Eurobarómetro?

As sondagens do Eurobarómetro avaliam ao pormenor as atitudes dos cidadãos em relação às instituições europeias e querem saber a opinião dos europeus em relação a eleições.

O Eurobarómetro é o centro de sondagens de opinião pública da União Europeia, responsável pela recolha de dados desde 1973, contando com uma das maiores bases de dado do mundo. ​​​​De lá saem todo o tipo de sondagens, sobretudo centradas na perceção e nas expectativas dos cidadãos em relação ao trabalho desenvolvido por Bruxelas, mas também sobre os principais desafios com que a União é confrontada.

A análise dos resultados dá informação rigorosa sobre a evolução da opinião pública em relação a questões que dizem respeito à Europa.

O Parlamento Europeu encomenda com alguma regularidade estudos de opinião pública nos Estados-Membros sobre as atividades que desenvolve, informação importante para preparar e avaliar o trabalho em Estrasburgo.

Com as eleições à porta, o Eurobarómetro de março mostra que o PS lidera nas intenções de voto com 37,4%, seguido bem de perto pelo PSD com 31,9%. Já a coligação CDU (PCP/PEV) alcançou 10,1% das intenções de voto, enquanto o Bloco de Esquerda consegue 8,3%. O CDS alcança 8,0% dos votos.

Com estes resultados, o PS conseguiria eleger nove eurodeputados, o PSD sete, a coligação CDU dois, e o Bloco de Esquerda também conseguiria dois eurodeputados. Já o CDS reúne resultados para a eleição de um eurodeputado. O Aliança e o PAN não conseguem votação suficiente para elegerem eurodeputados.

"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia"faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de