- Comentar
Chamar a atenção para as violações dos direitos humanos e apoiar os laureados e a sua causa. É este o objetivo do Parlamento Europeu ao distinguir anualmente personalidades ou entidades com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.
Atribuído normalmente em outubro, a escolha dos laureados começa com as nomeações dos eurodeputados. Cada uma das candidaturas deve ser apoiada por um mínimo de 40 parlamentares. Posteriormente, as propostas são entregues à apreciação da Comissão dos Assuntos Externos e da Comissão do Desenvolvimento. No final, é estabelecida uma lista de três candidatos para ser decidida na Conferência dos Presidentes em votação final.
O prémio é atribuído em honra de Andrei Sakharov, prémio Nobel da paz em 1975 e que é considerado o pai da bomba de hidrogénio soviética. Sempre ciente do perigo para o futuro da humanidade, Sakharov procurou alertar para os perigos da corrida ao armamento nuclear.
Para ouvir - Sabia que: O que é o Prémio Sakharov?
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Considerado dissidente subversivo na União Soviética, no início da década de 70, Sakharov fundou um comité de defesa dos direitos humanos e das vítimas de julgamentos políticos. Apesar da opressão, tornou-se crítico do regime e ergueu a bandeira da luta contra a negação dos direitos fundamentais. Pela luta que decidiu travar, o Parlamento Europeu atribuiu o nome de Sakharov a este que é um dos prémios mais importantes do mundo para ativistas, dissidentes e defensores dos direitos humanos.
Personalidades como Nelson Mandela, Xanana Gusmão ou, mais recentemente, a paquistanesa Malala Yousafzai foram laureados com este prémio do Parlamento Europeu. Em 2018, o ucraniano Oleg Sentsov foi o vencedor. Sentsov é um realizador de cinema opositor à anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia e foi condenado em 2015 pela justiça russa a 20 anos de prisão por "terrorismo" e "tráfico de armas".
No ano passado, Oleg Sentsov passou 145 dias em greve de fome para exigir a libertação de todos os "presos políticos" ucranianos detidos na Rússia.
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia"faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.
