O que faz Bruxelas para combater o desperdício alimentar?

Todos os anos vão para o lixo cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos só na União Europeia. São mais de 170 quilos por pessoa.

Bruxelas tem desenvolvido vários esforços de combate ao desperdício alimentar. Criou uma plataforma para ajudar os Estados-membros a evitarem perdas e desperdícios de alimentos.

A plataforma junta entidade públicas dos 28, várias instituições europeias e organizações internacionais mas também os diversos intervenientes da cadeia alimentar a começar pelo consumidor.

A Comissão pretende também simplificar a legislação europeia para facilitar a doação de alimentos e a reutilização de comida na produção de alimentos para animais.

Mas para evitar que os alimentos tenham de ser doados, a Bruxelas quer melhorar a indicação dos prazos de validade, em particular o rótulo "consumir de preferência antes de". Os consumidores consideram a informação confusa e acabam mesmo por deitar fora comida que ainda pode ser utilizada.

A Comissão quer ainda criar até ao final de 2019 uma metodologia para calcular os resíduos alimentares e exigir aos Estados-membros que reduzam os resíduos alimentares em 30 % até 2025 e em 50 % até 2030.

A União Europeia está também a financiar o programa de investigação REFRESH que, até junho, está a testar novas formas de combate ao desperdício alimentar através de projetos-piloto.

Por exemplo, em Portugal, a LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto - desenvolveu dois projetos-piloto para evitar desperdícios em restaurantes. O "Dose Certa" diminuiu em 30% o desaproveitamento de comida ao incentivar os restaurantes a servirem doses mais equilibradas. Já o projeto-piloto "Embrulha" incentivou os consumidores a levarem para casa a sobras que não conseguem acabar nos restaurantes.

"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.

Outras Notícias

Patrocinado

Apoio de

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de