Quantas línguas existem na UE?

Um dos sinais da multiculturalidade europeia é a grande quantidade de idiomas falados no bloco: são mais de 200. Na União Europeia, há 24 línguas oficiais e vários incentivos à aprendizagem de idiomas.

O Tratado da União Europeia deixa claro que o bloco deve respeitar a riqueza cultural e a diversidade linguística, assegurando a salvaguarda e o desenvolvimento do património cultural europeu. É desde logo um sinal da valorização da diversidade linguística promovida pela União Europeia.

Para apoiar os cidadãos na aprendizagem de novos idiomas, a União Europeia tem alguns projetos, entre os quais, o apoio linguístico online para os participantes no programa Erasmus+. Este projeto foi pensado para ajudar a ultrapassar barreiras na participação de jovens em programas europeus de ensino, formação, voluntariado ou mobilidade, porque a falta de conhecimentos de outros idiomas é um dos maiores obstáculos apresentados.

De acordo com a Comissão Europeia, todos os anos, o apoio linguístico online permite a mais de 350 mil participantes no programa Erasmus+ testarem os conhecimentos de línguas e aproveitar os cursos online. Em média, os participantes que seguem ativamente estes cursos sobem, pelo menos, um nível no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Para quem ensina, também há recursos: a rede Eurydice ajuda os educadores a trocarem informações sobre o ensino de línguas estrangeiras nas escolas europeias.

Também em alguns países, os fundos de coesão da União são utilizados para financiar cursos de línguas de modo a melhorar as competências dos trabalhadores ou para desenvolver tecnologias modernas que facilitem a aprendizagem de novos idiomas.

De acordo com dados do Parlamento Europeu, a língua materna mais falada na União é o alemão, segue o italiano e o inglês.

"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia"faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de