"Que oportunidades para a sua empresa?"

Para responder a esta questão e a muitas outras relativas à Agro-indústria 4.0, aconteceu o V Encontro Heróis PME, organizado pela Yunit e pela Victoria Seguros.

Foi para focar o tema da Agro-indústria 4.0 que, no passado dia 8 de maio, aconteceu o V dos "Encontros Yunit Heróis PME, hosted by Victoria Seguros", em Santarém. Nesta cidade do Ribatejo, juntaram-se, para discutir sobre as oportunidades das empresas agrícolas e sobre a inovação tecnológica do setor, vários nomes sonantes da área: João Coimbra, diretor da cooperativa agrícola Agromais e da ANPROMIS; Jorge Soares, administrador da Campotec e presidente da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça; João Alves Pereira, product & development maneger da Grow to Green; Célia Esteves, consultora da Yunit Consulting, e João Almeida Ferreira, diretor regional comercial da Victoria Seguros, que foi o moderador desta mesa redonda.

Para abrir o debate, João Coimbra começou por referir que Portugal é um país com polos de atividade agrícola bastante afastados, sendo que existe tanto uma agricultura avançada, que se foca na globalização, como uma bastante atrasada, que apenas serve para sustento. Neste seguimento, o diretor da cooperativa Agromais enfatizou que, por não existir incentivo a quem inova, "temos de ser melhores do que os melhores do mundo". E por isso, a competitividade é tão importante, sendo apenas possível pelas alternativas à chuva, como barragens e regadios.

E foi a pensar nestas alternativas à chuva e prevendo as alterações climáticas e as suas mudanças, que foi criada a Grow to Green. João Alves Pereira, product & development manager desta empresa portuguesa pioneira no indoor vertical farming, que faz a produção de vegetais sem luz solar ou terra no solo, diz que esta é "uma evolução das estufas. Controlam tudo o que faz uma planta crescer: desde a temperatura, à água, ao CO2". Desta forma, como refere o empresário, "ao controlar o crescimento dos vegetais, consegue-se controlar vários aspetos para criar vegetais funcionais", ou seja, vegetais com características próprias para cada pessoa, tais como para intolerantes a determinadas vitaminas, doentes de Parkinson ou Alzheimer, entre tantos outros. E é por isso mesmo que têm sucesso, porque "o desafio dos produtores é a diferenciação", e isso, esta empresa conseguiu trazer para o mercado.

Também com foco na diferenciação e inovação do mercado, Jorge Soares refere que a Campotec trabalha nessa mesma diferença de produto, valorizando a Investigação & Desenvolvimento, que são essenciais para a inovação no mercado e que apenas funcionam devido ao apoio das associações.

No entanto, esta I&D só é possível com dados, e ao se abordar o tema do Big Data no setor agrícola, todos os oradores referiram ainda existir pouca informação. Segundo Célia Esteves, consultora da Yunit Consulting, é "preciso passar do conhecimento para as ferramentas", visto que "o mercado exige diferenciação". Jorge Soares reforça, dizendo que "a nova era da informação traz uma nova era de atividade". Também João Coimbra partilha da mesma ideia: "já não preciso de pessoas para guiar tratores, mas sim para analisar dados".

E para terminar este V Encontro Heróis PME foi colocada a questão: "qual o futuro para todas as empresas?". João Alves Pereira começou por responder: "o futuro para nós é uma componente de escala e de automação. O Indoor Farming vai estender a gama, mas não substituí a estufa em produção de massa, apenas complementa". Já Jorge Soares afirmou que "agora é estender a produção para a funcionalidade. Podemos cuidar melhor da saúde pela alimentação, criando uma alimentação funcional". Por último, para João Coimbra o futuro baseia-se numa "agricultura mais inteligente e sustentável, para combater e resistir às alterações climáticas e reduzir preços. É criar uma produção mais autónoma, com menor preço e mais sustentável".

Assim, terminou mais um Encontro Heróis PME, desta vez em Santarém, sob o tema das Agro-indústria 4.0, que se verificou estar presente na maioria do tecido empresarial do setor agrícola. Para terminar a partilha de conhecimentos relativos ao mundo empresarial com as PME portuguesas, realizar-se-á o VI dos "Encontros Yunit Heróis PME, hosted by Victoria Seguros", em Setúbal, no dia 22 de maio, este sob o tema do Turismo. Acompanhe todos os encontros no Canal dos Heróis PME, no Dinheiro Vivo e TSF.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados