A importância dos incentivos comunitários no setor agrícola

O impacto dos fundos comunitários na agricultura vai muito além da competitividade das empresas do setor: os investimentos que se realizam hoje na agricultura são investimentos na saúde de cada um de nós, quer pela qualidade dos alimentos que ingerimos quer pela forma como conservamos o nosso habitat.

Ao longo dos anos tem sido notória a evolução da agricultura portuguesa no que se refere à sua modernização através da aquisição de maquinaria e outros equipamentos que permitem uma maior automatização dos processos.

Os fundos comunitários tiveram um papel fundamental nesta evolução, pois permitiram que os empresários agrícolas investissem nesta área, o que se traduziu numa maior competitividade nos mercados externos.

Contudo, o setor agrícola precisa, não só de manter esta competitividade externa, como continuar a responder às novas exigências do mercado, pois os consumidores são cada vez mais exigentes e procuram alimentos de qualidade, produzidos de forma sustentável e que respeitem o ambiente, através da utilização eficiente dos recursos.

Os empresários agrícolas são hoje confrontados com uma maior exigência no processo agrícola, onde os conceitos de Agricultura Biológica, Agricultura de Precisão ou a Economia Circular são conceitos chave.
A estes desafios somam-se as alterações climáticas que têm um impacto, muitas vezes, imprevisível nas explorações agrícolas.

O impacto que os fundos comunitários têm na agricultura vai muito mais além do que a competitividade das empresas do setor. Os investimentos que se realizam hoje na agricultura são investimentos na saúde de cada um de nós, quer pela qualidade dos alimentos que ingerimos quer pela forma como conservamos o nosso habitat.

Por tudo isto, é fundamental que as empresas continuem a apostar na sua modernização, investindo em projetos que tornem as explorações mais eficientes, com menos riscos, com menos custos e cada vez mais amigas do ambiente.

Os programas de apoio que existem atualmente para o setor agrícola, nomeadamente o PDR2020, estão fortemente alinhadas com estes objetivos estratégicos, por isso não deixe de se aconselhar com o seu consultor de Apoios e Incentivos.

Estes e outros conteúdos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de