- Comentar
Ao longo do tempo, têm sido desenvolvidas diferentes considerações acerca dos relatórios de gestão para as diferentes entidades.
Mais do que o cumprimento de uma obrigação, o relatório de gestão deve, em si mesmo, ser encarado com uma ferramenta de trabalho para a Gestão. Deve perspetivar o posicionamento da empresa no seu setor de atividade e dar uma visão do seu futuro.
Ao nível da Educação, há múltiplas áreas a considerar na elaboração dos relatórios de gestão: orientação pedagógica, análise do sucesso educativo, posição e desempenho económico-financeiro.
Na vertente pedagógica, entre outros fatores, será importante analisar as alterações efetuadas no corpo docente, qual a aposta na formação interna dos quadros educativos, quais as alterações curriculares efetuadas e qual o impacto nos resultados.
Igualmente importante será a análise ao seu sucesso educativo, por exemplo, em termos de crescimento ou diminuição do número de alunos, evolução do sucesso escolar e taxa de retenção de alunos ao longo dos anos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em termos de posição e desempenho da empresa, analisando rácios de rentabilidade económico-financeiros, desvios entre o orçamentado e o real e evolução ao longo dos últimos exercícios económicos.
Uma análise coordenada de todas estas vertentes será tão mais importante quanto maior a dimensão do estabelecimento de ensino.
Prever e antecipar serão palavras-chave no sucesso das empresas, mas num setor como o da Educação, serão fundamentais à sua permanência no mercado.