Boas práticas na execução de projetos cofinanciados

A adoção de boas práticas na execução de fundos, para além de evitar constrangimentos na avaliação da execução do projeto, permite às empresas uma melhor organização e gestão do seu projeto.

Para aceder aos fundos comunitários é importante que as empresas assegurem um adequado controlo do projeto e desenvolvam um conjunto de boas práticas na sua execução.

Entre essas boas práticas estão vários fatores como documentar a Execução do Projeto, com evidências técnicas, contabilísticas e financeiras; assegurar que as aquisições de bens ou serviços são feitas em condições de mercado, a entidades não relacionadas, e que os fornecedores têm capacidade para o respetivo fornecimento.

Além disso, é importante certificar-se que as despesas imputadas ao projeto se encontram dentro do período de elegibilidade, e que o projeto não estava iniciado à data da candidatura, bem como assegurar o cumprimento de prazos durante a execução do projeto, nomeadamente na resposta a pedidos de esclarecimentos, ou na apresentação dos pedidos de pagamento.

Entre as boas práticas estão também: garantir o cumprimento do Plano de Investimentos Aprovado, evitando alterações de fundo ou ajustamentos substanciais, o que contribui de forma relevante para os objetivos de aprovação; controlar os objetivos aprovados na candidatura, assim como os Resultados, para que a empresa possa desenvolver ações corretivas em tempo útil, caso seja necessário; cumprir a divulgação e a publicitação do apoio após a assinatura do termo de aceitação do projeto; e concretizar as fontes de financiamento próprias que foram declaradas pela empresa em sede de candidatura.

A adoção destas e outras boas práticas, para além de evitar constrangimentos na avaliação da execução do projeto, permite às empresas uma melhor organização e gestão do seu projeto.

As equipas e parceiros especializados serão garante do cumprimento escrupuloso destes processos e procedimentos de gestão, monitorização e execução do projeto

Estes e outros conteúdos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de