Moneris lança Anuário do Turismo 2022 onde agrega análise e indicadores do setor

À semelhança do que tem vindo a fazer nos últimos anos, consultora Moneris lança neste dia mundial do Turismo a sua edição do Anuário do Turismo 2022. Documento junta análises e dados para compreender este importante setor da economia nacional.

Está já disponível para consulta o mais recente Anuário do Turismo da consultora Moneris. No documento, são discutidas as múltiplas realidades do setor, o seu contributo e relevância para a economia das regiões, para o desenvolvimento do território e para a emergência de atividades económicas essenciais à competitividade das nossas terras.

Elaborado pelo Centro de Competências em Turismo da Moneris, o anuário conta ainda com contributos de alguns dos principais especialistas do setor, como é o caso da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, os Presidentes das Regiões de Turismo de Portugal, o CFO do Grupo Pestana, Pedro Fino, o Presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Hélder Martins, entre outros.

No Anuário do Turismo da Moneris encontram-se as análises dos principais indicadores do setor, que traduzem uma recuperação inegável em 2021, com o crescimento do número de hóspedes, do número de dormidas, do RevPar, e do Total de Proveitos, em todas as regiões, de forma muito significativa.

Nas palavras da secretária de Estado, Rita Marques, "as receitas do turismo continuam a crescer de forma expressiva, acima de 2019", salientando ainda que as previsões apontam para valores superiores a 2019 já este ano. Segundo a responsável política, "isto representa uma aceleração significativa das receitas do turismo, que deverão atingir, já em 2022, um valor próximo do que se previa para 2024 (+6,1%)".

Já Carlos Rosa, partner e coordenador do Centro de Competências em Turismo da Moneris, refere que "a aprendizagem dos últimos dois anos tornou-nos conscientes de que existem variáveis exógenas que poderão, a qualquer momento, distorcer as previsões e obrigar a novas adaptações, como já aconteceu no passado".

Para Rui Pedro Almeida, CEO e managing partner da Moneris, "o Anuário do Turismo tem-se tornado numa referência, no qual o setor se habituou, ao longo dos anos, a olhar para si, e a desafiar-se; a discutir as tendências, e a questionar-se; a perspetivar as oportunidades e os desafios emergentes, e a preparar-se". O responsável da Moneris salienta ainda que "este documento representa um inestimável contributo para a valorização deste pensamento estratégico que empreendemos sobre o turismo".

Pode consultar a publicação online aqui.

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