Porque devem as empresas focar-se no User Experience?

Quão melhor for a experiência do utilizador com as marcas, produtos e serviços, mais as empresas têm a ganhar. A moneris explica o porquê deste ser um desafio que deve ser cada vez mais abraçado pelos negócios.

User Experience - comummente conhecido pelo acrónimo UX - é um termo muito amplo, que define o modo como um utilizador interage com as marcas, os produtos, os sistemas e os serviços.

O User Experience está relacionado com a satisfação do utilizador ao interagir com determinado produto ou serviço e vai muito além de um interface atrativo e de fácil utilização - está presente nas mais distintas formas e seu objetivo principal é aumentar a satisfação e fidelização do cliente.

Há três dicas essenciais para melhorar o User Experience: a utilidade, a facilidade de uso e o prazer na utilização.

Se vendemos um produto, a estratégia de User Experience deve começar com a experiência em loja (seja física ou digital), especialmente no envolvimento e emoções que provoca no utilizador.

No processo de compra, a experiência será tão boa quanto maior for a facilidade, conveniência e rapidez do processo. Mas é porventura todo o processo de pós-venda e interação com o cliente que ditará a sua fidelização.

Quando vendemos serviços, contudo, a experiência do utilizador é muito mais focada nas pessoas. O interlocutor da marca ganha uma relevância acrescida pela característica intangível dos serviços, que faz com que o utilizador foque as suas expectativas no interlocutor.

Já a experiência da marca, os valores que promove, o seu posicionamento, o envolvimento em ações e iniciativas com as quais os utilizadores se identificam é, porventura, o passo zero nesta arquitetura do User Experience.

Há algumas métricas que nos permitem avaliar a efetividade de uma estratégia focada no User Experience, nomeadamente: uma maior conversão em vendas, uma fidelização e recomendações, uma economia de recursos através de processos mais bem desenhados e um aumento do valor percebido do produto ou serviço.

Entender e melhorar o User Experience é um ótimo desafio para manter a fidelização dos clientes e a boa imagem dos produtos e serviços da marca.

Mas é importante não limitar este conceito aos interfaces e aplicações digitais. User Experience envolve toda a experiência do utilizador, desde o primeiro contacto com a marca, num processo caracterizado pelo emocional e afetivo.

Estes e outros conselhos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

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