Sabia que pode ter benefícios com a contratação de trabalhadores?

Apoios financeiros e redução de contribuições para a segurança social são dados a empresas que contratem novos trabalhadores, sobretudo jovens e desempregados de longa duração.

Nos últimos anos, temos assistido sucessivamente à divulgação e atualização de medidas que visam incentivar a contratação de trabalhadores e o reforço da sua empregabilidade.

Em linhas gerais, os empregadores que celebrem novos contratos de trabalho, promovam a contratação líquida de emprego e apoiem os grupos sociais mais desfavorecidos, poderão beneficiar de apoios financeiros apelativos.

As medidas são diversificadas e poderão ser requeridas ao Instituto do Emprego e Formação Profissional ou ao Instituto de Segurança Social, podendo em determinadas situações ser cumuláveis.

Os públicos-alvo são, em regra, jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração.

Existem também apoios à reabilitação profissional de pessoas com deficiência e incapacidade que podem inclusive conferir ao empregador o reconhecimento e a distinção pública de práticas de gestão inclusivas.

Algumas áreas geográficas e atividades económicas poderão também ser alvo de apoios específicos de caráter transitório por forma a minorar o impacto social provocado por crises económicas e financeiras ou promover a igualdade de género.

A tipologia de contrato celebrado, o termo do contrato, ou a inclusão de formação profissional são aspetos a considerar para a atribuição destes apoios que revestem a forma de apoio financeiro ou de isenção ou redução de contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora.

Antes de avançar para um processo de recrutamento informe-se junto do seu Consultor RH por forma a validar o enquadramento que poderá ser dado a esse recrutamento e otimizar a utilização dos benefícios disponíveis.

Estes e outros conselhos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de