Sucessão nas empresas familiares: um grande desafio para o futuro

Portugal deverá ter cerca de 70% de empresas familiares e os desafios, a médio prazo, são muitos, desde logo a questão da sucessão na liderança das empresas e a revolução tecnológica.

De acordo com os números mais recentes, Portugal conta com cerca de 1 milhão e 295 empresas.

Destas, mais de 870 mil traduzem-se em empresários em nome individual ou empresas unipessoais, e as restantes 421 mil são sociedades.

96% são microempresas e mais de 1 milhão e 200 mil empregam menos de 10 trabalhadores.

Entende-se como empresa familiar aquela em que a sua estrutura diretiva e propriedade pertence aos mesmos membros de uma família. Sem que exista um estudo rigoroso, Portugal deverá ter cerca de 70% de empresas familiares, as quais empregam 50% dos trabalhadores do setor privado e contribuem com 65% do PIB nacional.

Estes números permitem perceber de forma clara a estrutura tradicional das empresas em Portugal e daqui compreender o papel fundamental das empresas familiares no nosso país.

Atendendo ao mundo globalizado e aos constantes desafios que se colocam na economia nacional e internacional, neste tipo de empresa familiar existem permanentemente dois grandes desafios a ter em conta: o problema da sucessão e a adaptabilidade à permanente revolução tecnológica.

Não é por acaso que, cada vez mais, os empresários portugueses vêem a questão da sucessão como o seu grande desafio de futuro, sobretudo quando não há um líder de entre os seus familiares que garanta essa continuidade.

Por outro lado, o crescimento e a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazo só pode ser uma realidade se a adaptação à evolução tecnológica for uma certeza e haja uma clara capacidade de arriscar.

O envelhecimento da estrutura diretiva destas empresas é, muitas vezes, um fator de risco, daí ser imperioso que cada vez mais os nossos empresários vejam a questão da sucessão e o enfrentar da globalização como os seus principais desafios a médio prazo.

Estes e outros conselhos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de