Sucesso na candidatura a fundos? A importância do diagnóstico estratégico

Para uma candidatura bem-sucedida a fundos comunitários, a realização de um diagnóstico estratégico torna-se vital e permite ter uma visão alargada sobre o posicionamento da empresa e do mercado.

Um dos fatores críticos para o sucesso de uma candidatura aos fundos comunitários é antecipar e avaliar previamente as possibilidades de investimento das empresas. Esta análise suporta-se em grande medida no diagnóstico estratégico.

Este processo é realizado a partir da recolha de toda a informação relevante sobre a empresa, setor, concorrência e tendências de mercado, com o objetivo de aferir a situação real das organizações num determinado momento.

O diagnóstico estratégico decompõe-se em 3 tipos de análise: a interna, a externa e a de mercado.

A análise interna olha para dentro da organização e identifica os seus pontos fortes e as suas fraquezas, em articulação com variantes externas relacionadas com as oportunidades e ameaças e que podem ter impacto no projeto. Por outro lado, a análise externa avalia os fatores externos à organização (políticos, económicos, sociais, tecnológicos, legais e ambientais) e que podem representar um obstáculo para o desenvolvimento do seu projeto.

Já a análise de mercado fornece a informação necessária sobre os diferentes mercados, expectativas de evolução e possíveis estratégias para aumentar as vendas ou introduzir novos produtos.

Toda a informação decorrente destas análises resultará numa base teórica de extrema importância para a tomada de decisões, pois é partir daqui que o empresário poderá conhecer em profundidade o ponto de partida e principais condicionantes do seu projeto, possibilitando a correta definição de objetivos e estratégias de investimento.

Em suma, esta ferramenta traduz-se no ponto de partida para a elaboração da candidatura, contribuindo de forma inequívoca para o seu sucesso, na medida em que: fornece um conhecimento claro dos atributos positivos da organização, permitindo o foco nos fatores que levam a um melhor desempenho e na respetiva viabilidade económico financeira do projeto; ajuda a identificar a força dos recursos internos e externos, permitindo obter uma vantagem competitiva crescente; e conduz a um planeamento estratégico mais adequado, face às características dos mercados e aos próprios objetivos de investimento.

Estes e outros conselhos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de