Transição digital: um dos pilares do PRR

A transformação digital é um dos pilares do próximo quadro comunitário e é uma condição essencial para obter maior produtividade e competitividade, potenciando a inovação e reduzindo os custos.

A Transição Digital é uma das linhas orientadoras do Plano de Recuperação e Resiliência e do próximo quadro comunitário, o Portugal 2030.

A pandemia Covid-19 veio dar um grande impulso a este novo paradigma que se impõe de forma transversal a todos os atores do sistema público e privado do nosso país. O isolamento social forçou a gestão de topo de serviços e empresas a encararem a digitalização como uma estratégia de sobrevivência.

Contudo, a transformação digital é bem mais do que isso: trata-se de uma condição essencial para obter maior produtividade e competitividade, potenciando a inovação e reduzindo os custos.

Os próximos programas de apoio para esta transição estarão orientados para a implementação de redes, conectando "equipamentos com equipamentos" e "equipamentos com pessoas". Inclui soluções digitais de resposta a necessidades de personalização crescente dos produtos e serviços, com base no acesso e tratamento de dados no quadro da criação de novas cadeias de valor, novos modelos de negócio e de novas tecnologias.

Esta transição para o 4.0 permitirá às empresas: lidar com grandes volumes de dados e obter informação relevante para apoio à tomada de decisão; desmaterializar os fluxos de trabalho; acelerar o desenvolvimento de produtos; melhorar os processos de fabrico; reduzir custos de produção; incorporar ferramentas e metodologias de teletrabalho; e garantir relações duradouras com os seus clientes.

A Transição Digital é mais do que adotar tecnologias disruptivas - é uma mudança profunda nos processos internos e modelos de negócio, que irá exigir um acompanhamento multidisciplinar de consultores tecnológicos e consultores na área de apoios e incentivos, que deverão trabalhar de forma integrada com as equipas internas das áreas financeira, operacional e comercial.

Estes e outros conteúdos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de