Turismo: um setor desafiado pela Covid-19

Com o setor do turismo a sofrer bastante com a pandemia de Covid-19, é importante que os agentes do setor estejam focados não só na gestão da crise, mas também no enquadramento estratégico e na revisão de objetivos e metas.

O setor do turismo foi o primeiro a sofrer com o surto pandémico da Covid-19 e será, muito provavelmente, dos últimos a recuperar.

Não é expectável que as viagens de turismo iniciem logo que a atividade económica retome, existirá um crescimento lento em que as famílias estarão a recompor-se da sua situação financeira e da confiança nos destinos.

Os desafios colocados ao setor são colossais, a atividade reduziu drasticamente e em muitos casos parou.

As empresas encontram-se numa fase de gestão de tesouraria, ou seja, garantir que os meios líquidos disponíveis sejam suficientes para realizar os pagamentos indispensáveis.

Os empreendimentos turísticos, o alojamento local, as agências de viagens, as rent-a-car e os restantes players do setor devem, nos casos aplicáveis, remarcar as reservas atendendo ao disposto no decreto-lei 17/2020 como forma de manter o dinheiro na empresa e ao mesmo tempo garantir a receita e a ocupação futura.

Outras medidas de liquidez passam pelas linhas de financiamento disponíveis, pagamentos em prestações dos impostos devidos ao Estados, utilização do apoio à situação de crise empresarial disponibilizado pela Segurança Social, nomeadamente no que concerne aos trabalhadores.

A gestão de crise, o enquadramento estratégico, a revisão dos objetivos e metas, a restruturação de planos de negócio e o acesso aos apoios disponibilizados são fundamentais para uma adaptação às novas condições e condicionantes socioeconómicas. Para isso, é fundamental rodear-se de especialistas e parceiros de negócios que o acompanhem neste desafio.

Estes e outros conselhos estão disponíveis para ouvir na página do Minuto Moneris onde a consultora dá os melhores conselhos de governação para a rentabilização dos negócios das empresas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de