Culto a nossa senhora da Nazaré quer ser Património Mundial da Humanidade

Padre Paolo Lagatta conduziu a visita ao santuário, no programa "Na minha praia".

D. Fuas Roupinho manda construir a primeira capela de memória a Nossa Senhora da Nazaré, ainda no século XII... Com a propagação do culto, no século XIV foi construído o santuário. Está na zona do sítio, na Nazaré, onde o programa "Na minha praia" está esta semana. Porque a Praia Norte, que se avista do santuário, foi a escolha de Hugo Vau, ele que surfou a maior onda gigante da Nazaré.

No Santuário percebemos como a Nazaré quer candidatar este culto, que tem mais de 200 capelas em todo o mundo, a património imaterial da humanidade.

A visita ao Santuário é conduzida pelo reitor do santuário, o padre Paolo Lagatta.

Depois ainda há os que entram e que não sobem ao trono da senhora da Nazaré. A imagem que, para muitos fiéis, pode ter sido esculpida pelo próprio São José. Um santuário por onde passam milhares de visitantes e peregrinos, todos os anos.

O Santuário da Senhora da Nazaré, um culto que a câmara da Nazaré e a reitoria do santuário pretendem candidatar a património Imaterial da UNESCO.

Logo à frente, o largo onde está o santuário preenche-se de vendedoras ambulantes de frutos secos, são as pevideiras e trajam a rigor, as nazarenas, as mulheres das sete saias. É com elas que conversamos amanhã, neste "Na Minha Praia".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de