Odemira quer recuperar património do medronho e crescer na produção de aguardente

A viagem por Odemira, esta semana, no programa "Na minha praia".

As paisagens do interior do concelho de Odemira, sobretudo as que estão voltadas a sul e que esbarram com a Serra de Monchique já no Algarve, estão pautadas pela presença de medronheiros. Por isso mesmo, é normal que a tradição e a história de Odemira esteja marcada por aqueles que, no monte, e à socapa produziam a sua própria aguardente de medronho. Com o passar do tempo e a necessidade de licença para destilar, alguns foram-se perdendo, mas os que ficaram vingaram e uniram-se. Desde 2015 que existe a Arbutus, a Associação para a Produção de Medronho.

A Arbutus vive anos de afirmação, refere o presidente Afonso Pereira, que nos recebeu na sua propriedade. O objetivo da sua existência é a "valorização do produto medronho" e por isso Odemira tenta organizar uma "fileira para o medronho, juntando produtores, mas trabalhando na divulgação do produto", mas outros dos objetivos é colocar a região do Alentejo e da Costa Vicentina no mapa de produtores de medronho. "Há uma grande tradição na produção de aguardente, mas acaba por ficar esquecida no panorama nacional do medronho", afirma.

Não há uma data rigorosa para começar a destilar, mas a norma é que seja depois de janeiro, "varia consoante a organização de cada produtor". Afonso Pereira explica que "o fruto é colhido durante o outono, deixa-se o fruto a fermentar durante, pelo menos, três semanas, mas há quem deixe durante três meses, e só depois se começa a destilar".

Há vários produtores locais em Odemira que tentam agora começar a produzir a sua aguardente de medronho e a colocá-la no mercado. António Guerreiro criou no interior do concelho o turismo rural Monte Corgo da Vaca e no projeto incluiu, para lembrar a história e a tradição, um alambique. Conta começar a destilar já no próximo ano.

O Corgo da Vaca fica no monte, logo ali ao lado de Sabóia, onde tem decorrido, nos últimos anos, com demonstração e degustação de produtos ligados a este fruto.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados