"Poucos doces e muita sopa", respondem crianças de Freixo de Espada à Cinta

De 20 de novembro a 1 de dezembro, a Ordem dos Enfermeiros, em parceria com a TSF, vai percorrer o interior do país, de norte a sul, para levar às populações mais isoladas cuidados de saúde primários.

Um grupo de crianças do Jardim de Infância do Centro Paroquial de Freixo de Espada à Cinta visitou o trabalho dos dois enfermeiros na unidade móvel da Ordem dos Enfermeiros que, em parceria com a TSF, estiveram em frente à Câmara Municipal da vila do nordeste transmontano.

A interação decorreu com o enfermeiro Rui Bandeirinha. As crianças tiveram curiosidade por saber o que os enfermeiros estavam a fazer dentro da unidade móvel: "o que estão a fazer? Estamos a fazer uns testes para ver como as pessoas estão de saúde, e depois dizemos o que podem comer, o que podem beber e o que podem fazer de exercício físico.

O enfermeiro perguntou-lhes se deviam comer doces e alimentos salgados. "E beber vinho?", perguntou uma das crianças. "Tu não, nada, e os adultos podem, mas com muita moderação, só um bocadinho", respondeu o enfermeiro Rui Bandeirinha.

E logo ali, numa conversa sobre os cuidados a ter no lavar dos dentes, o profissional de saúde pediu se podia observar a dentição da menina que lhe fazia perguntas e detetou duas cáries. Como resposta a criança devolveu um "já sabia, a mamã já marcou consulta no dentista".

Em Freixo de Espada à Cinta, os dois enfermeiros do projeto "Ninguém está sozinho" detetaram vários casos de colesterol elevado, tendo aconselhado o encaminhamento destes utentes para o Centro de Saúde.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de