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Os aviões de corredor único são responsáveis por quase metade das emissões do setor da aviação mundial. Com a sustentabilidade em mente, a NASA e a Boeing juntaram-se para construir e testar um projeto de aviões de corredor único mais amigos do ambiente, isto é, que produzam menos emissões. Ao longo de sete anos, a agência espacial norte-americana vai investir cerca de 425 milhões de dólares (aproximadamente 392 milhões de euros), num acordo estimado em cerca de 725 milhões de dólares (aproximadamente 670 milhões de euros).
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"Desde sempre, a NASA está com vocês quando vocês voam. A NASA ousou ir mais longe, mais rápido e mais alto. E ao fazer isso, a NASA tornou a aviação mais sustentável e confiável. Está no nosso ADN", disse o administrador da NASA, Bill Nelson.
"É nosso objetivo que a parceria da NASA com a Boeing, para produzir e testar um demonstrador em grande escala, ajude a criar futuros aviões comerciais mais eficientes em termos de combustível, com benefícios para o ambiente, a indústria da aviação comercial e passageiros em todo o mundo. Se formos bem-sucedidos, poderemos ver essas tecnologias em aviões que levarão o público aos céus na década de 2030", sublinhou.
Os testes devem estar concluídos até ao final desta década para que as novas aeronaves comecem a levantar voo a partir de 2030.
Com este projeto, vai ser desenvolvida e testada em voo uma aeronave "Transonic Truss-Braced Wing" em escala real, isto é uma "aeronave com asas extralongas e finas estabilizadas por escoras diagonais", explica a NASA em comunicado.
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"Esse projeto vai resultar numa aeronave muito mais eficiente em termos de combustível do que um avião tradicional, com menos queima de combustível", afirma a agência espacial norte-americana.
"A NASA está a trabalhar em direção a uma meta ambiciosa de desenvolver tecnologias revolucionárias para reduzir o uso de energia e as emissões da aviação nas próximas décadas, com o objetivo de ter zero emissões líquidas de carbono até 2050", disse Bob Pearce, administrador associado da NASA para a direção de missões e investigações aeronáuticas.
"O Transonic Truss-Braced Wing é o tipo de conceito transformador e investimento que precisaremos para enfrentar esses desafios. As tecnologias demonstradas neste projeto têm um caminho claro e viável para transformar a próxima geração de aeronaves de corredor único, beneficiando todos os que utilizam o sistema de transporte aéreo", explicou.
O objetivo da NASA é que a tecnologia utilizada no avião de demonstração, quando combinada com sistemas de propulsão, materiais e arquitetura de sistemas, resulte em "redução de consumo de combustível e emissões de até 30% em relação às atuais aeronaves de corredor único".
"É uma honra continuar a nossa parceria com a NASA e demonstrar a tecnologia que melhora significativamente a eficiência aerodinâmica, resultando em queima de combustível e emissões substancialmente menores", sublinhou Todd Citron, diretor de tecnologia da Boeing.
"A Boeing tem investido numa estratégia de sustentabilidade multifacetada, incluindo renovação de frota, eficiência operacional, energia renovável e tecnologias avançadas para apoiar o Plano de Ação Climática da Aviação dos EUA e atingir o objetivo de zero emissões líquidas de carbono até 2050. O Demonstrador de Voo Sustentável baseia-se em mais de uma década de investimentos da NASA, da Boeing e dos nossos parceiros da indústria para ajudar a alcançar esses objetivos", referiu.
Este projeto irá ajudar os Estados Unidos a atingir zero emissões líquidas de carbono no setor da aviação até 2050, uma das metas ambientais articulada no Plano de Ação Climática da Aviação norte-americana.