Astrónomos captam pela primeira vez sombra de buraco negro e jato de matéria na mesma imagem

O Observatório Europeu do Sul opera um dos telescópios usados nas observações, o radiotelescópio ALMA, no Chile, com o qual o português Hugo Messias trabalha.

Astrónomos registaram pela primeira vez, numa mesma imagem, a sombra do buraco negro da galáxia Messier 87 (M87) e o jato nas proximidades que lança matéria para o espaço, uma observação na qual esteve envolvido o português Hugo Messias.

A imagem da sombra deste buraco negro - corpo denso e escuro do Universo do qual nada escapa, nem mesmo a luz - já tinha sido divulgada em 10 de abril de 2019.

Desta vez, a mesma equipa obteve a imagem simultânea da sombra do buraco negro, situado no centro da galáxia M87, e do jato a emergir próximo e que se liga com a matéria que rodeia o buraco negro, refere em comunicado o Observatório Europeu do Sul (OES), que opera um dos telescópios usados nas observações, o radiotelescópio ALMA, no Chile, com o qual Hugo Messias trabalha.

"À medida que orbita o buraco negro, a matéria aquece e emite luz. O buraco negro curva e captura alguma desta luz, criando uma estrutura semelhante a um anel em torno do buraco negro quando visto a partir da Terra. A escuridão no centro do anel é a sombra do buraco negro", explica o OES.

A galáxia M87 situa-se a 55 milhões anos-luz da Terra e tem um buraco negro com uma massa 6,5 mil milhões de vezes maior do que a do Sol.

As novas observações foram feitas em 2018 com uma rede de mais de uma dezena de radiotelescópios e vão permitir aos astrónomos estudarem os processos que ocorrem perto do buraco negro.

Os resultados das observações foram publicados na revista científica Nature.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de