- Comentar
O UV Sterilizer poderia ser o menos eletrónico dos dispositivos lançados pela Samsung nos últimos anos. Na prática, é um dispositivo de esterilização. É uma caixa que se abre e que lá dentro, em cada topo, tem uma lâmpada ultravioleta. No entanto, faz mais qualquer coisa, mas já lá vamos.
O funcionamento não podia ser mais simples. Basta pôr no seu interior seja lá o que for que se quer esterilizar: óculos, um telemóvel, uma chupeta, ou uns auscultadores. Fecha-se a caixa, carrega-se no botão e dez minutos depois o equipamento apita: a esterilização está feita.
Pelo meio, caso aquilo que tenha sido colocado dentro da caixa seja um dispositivo cuja bateria carrega sem-fios então há ainda mais esse ganho.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Aquilo que foi posto dentro da caixa fica livre de bactérias.
E sublinhe-se a palavra "bactérias". Em momento algum a Samsung fala em COVID-19. O que a gigante eletrónica argumenta é que a luz ultravioleta emitida no interior deste equipamento mata 99% das bactérias que conhecemos.
No entanto, isso não quer dizer que os vírus que sejam apanhados pela luz UVC não tenham o mesmo destino. A marca sul-coreana é que não o publicita. Talvez considere que não há estudos suficientes, que ainda não há consenso científico, para garantir que assim é.
Independentemente disso, e mesmo que tudo venha a correr bem com a vacina e com a luta contra a pandemia, este lançamento é mais um sinal de que 2021 pode muito bem ser o ano do esterilizador caseiro.