.
Mundo Digital

Está em isolamento? Temos sugestões para se sentir mais próximo dos amigos

Com o coronavírus a dominar o dia-a-dia, a edição alargada do programa Mundo Digital focou-se em propostas - jogos, bem entendido -, que pretendem ajudar aqueles que estão em isolamento a passar o tempo, mas também a sentirem-se mais próximos dos amigos e familiares.

Este é o primeiro Mundo Digital a ser oficialmente feito em regime de teletrabalho e bastante resguardado do contacto com o exterior. É também uma edição pensada para aqueles que estão - ou irão estar - num regime similar.

Seja em quarentena ou em isolamento, o que nos é pedido é que nos mantenhamos afastados, o mais possível, do contacto direto com outras pessoas. No entanto, isso não quer dizer que estejamos longe das nossas amizades, dos nossos vizinhos ou familiares. E entretidos, e bem-dispostos.

Os videojogos podem ajudar nesse campo.

Sejam, no telemóvel, no computador, ou nas consolas são imensos os títulos que podem ser jogados com os amigos.

Começamos por aí. A olhar em particular para...

...as consolas Xbox One, PS4 e Switch

A primeira sugestão, é aquele que talvez ainda seja o jogo mais popular do momento. O Minecraft (PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e smartphones) permite que até oito jogadores se encontrem online. Tem vários objetivos, desde a sobrevivência a um ataque de zombies, até à mais criativa construção de edifícios. Quem jogar, a solo, ou com amigos, tem com que se entreter para os próximos meses.

Para grupos mais pequenos - gangues, dir-se-ia -, o Sea of Thieves (PC e Xbox One) é uma boa opção. A ideia é recuar ao tempo dos piratas e, com um papagaio ao ombro, subir a bordo de um galeão à procura de tesouros e aventura. É um título pensado de raíz para amigos a trabalhar em conjunto. Cada galeão aceita grupos de quatro.

Totalmente diferente, mas muitíssimo bom é o Civilization 6 (PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e iOS) feito ainda com a colaboração de Sid Meyer. É um título que traz à memória recordações de outros tempos. Em que a Intel ainda não fazia Pentiums e os computadores tinham processadores 286 e 386 a 20Mhz. O Civ está cada vez melhor e já pode ser jogado com qualidade numa consola. Online, e com amigos, são permitidas partidas um contra um e por aí fora. A ideia é liderar uma civilização desde a sua fundação até ao domínio do mundo. Seja por via militar, cultural, científica ou outras.

Outra sugestão pode ser o GTA Online (PC, PS4 e Xbox One). De todos os que estão neste artigo, talvez este texto seja o mais apelativo para quem está confinado a casa já que se passa num ambiente muito citadino, mas não só. E é da forma que se pode convidar os amigos a quebrar todo o tipo de leis sem ser julgado por isso.

Quem preferir caubóis tem no Red Dead Redemption Online (PC, PS4, Xbox One) uma excelente alternativa. A meu ver, o melhor jogo (a solo) dos últimos anos.

Ainda nas consolas, mas apenas na Switch da Nintendo, o Mario Kart 8 Deluxe (Nintendo Switch) é um ótimo jogo de corridas e o Super Smash Bros. Ultimate também garante horas de diversão online.

Mas para quê estar a jogar consola no sofá, se pode jogar com o smartphone no sofá?

Smartphones Android e iOS

Também é possível jogar com (ou contra) os amigos nos telemóveis ou nos tablets.

Por exemplo, com o Crossy Road (Android e iOS). Um jogo clássico que é gratuito e que atualmente permite que várias pessoas joguem a mesma partida em simultâneo. Há aqui uma nuance, têm de estar todos na mesma rede WiFi pelo que é mais aconselhado a famílias do que outra coisa.

Muito mais complexo é o AdventureQuest 3D (Android e iOS) um gigantesco título de role-play com um sem-fim de aventuras para se embarcar com os amigos.

Quem tem um iPhone e principalmente quem ativou a subscrição Apple Arcade não deve perder o Sociable Soccer . O nome faz lembrar o de um outro jogo, bastante antigo e foi criado por algumas das pessoas que estiveram na origem desse: o Sensible Soccer. O aspeto deste novo jogo, em parte, faz lembrar esse título.

Destaque ainda para o Super Stickman Golf 3 (Android e iOS) principalmente para os fãs da modalidade e também para o Mario Kart Tour , que tem um excelente sistema multijogador e é indicado para quem gosta de corridas.

E uma app...

Destaque final para uma app chamada House Party (Android e iOS). Uma aplicação que, com o isolamento a nível mundial, pulou muitos lugares nas tabelas de apps mais populares. No fundo ela permite juntar numa só conversa um grupo grande de amigos, que são alertados sempre que alguém abre a app. Para além da vídeo-conversa tem também jogos para entreter todo o grupo.

Votos de um bom trabalho, de um bom teletrabalho ou de uma boa quarentena, para todos.

Aos que puderem: fiquem em casa.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de