Foguetão da Space X já chegou à Estação Espacial Internacional

Até ao final do mês vão viver 11 astronautas em simultâneo na Estação Espacial Internacional.

Chegaram este sábado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) os quatro astronautas que vão render a equipa do laboratório montado a 408 km do planeta Terra.

Depois de um dia de viagem do foguetão Falcon 9, os últimos cinco metros demoraram 15 minutos a percorrer. A cápsula Endeavour atracou com sucesso à ISS e depois da despressurização os astronautas puderam sair.

Foram recebidos na ISS o francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), os astronautas da NASA Shane Kimbrough e Megan McArthur, e o astronauta da Agência Aeroespacial Japonesa (JAXA) Akihiko Hoshide.

A missão Crew-2, da empresa Space X em parceria com a NASA é a segunda missão comercial tripulada à ISS e a primeira em que participam astronautas das agências espaciais associadas à NASA.

O Falcon 9 da empresa de Elon Musk usado nesta missão é 'reciclado': é o mesmo que foi utilizado na missão Crew-1, no final de 2020.

A cápsula Endeavour também foi reutilizada, é a mesma que a Space X usou na sua primeira missão tripulada de sempre, a Demo-2.

Os astronautas da NASA Robert Behnken e Douglas Hurley, que chegaram à ISS em maio, vão ficar a trabalhar com os recém-chegados, enquanto Michael Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi, que passaram os últimos seis meses na ISS, deverão regressar à Terra no fim de abril ou início de maio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de