Hyundai promete novo carro a hidrogénio até 2025

A Hyundai foi a primeira marca a lançar a produção em série de uma viatura movida a hidrogénio, o Hyundai NEXO lançado em 2018. É o primeiro SUV a hidrogénio no mercado e já vendeu mais de mil unidade no espaço europeu.

A construtura sul-coreana está a desenvolver um pequeno monovolume movido a hidrogénio. Trata-se de um novo SUV, ou um "Multi-Purpose Vehicle" que pretende colocar no mercado, no máximo de 4 anos e juntar este aos modelos já desenvolvidos e testados na área do hidrogénio.

Ricardo Lopes, Chief Operating Officer da Hyundai em Portugal afirma que se trata de um projeto inserido na estratégia da marca de aposta na tecnologia do hidrogénio, por considerar que é uma energia de futuro, que há muito tempo tem vindo a ser trabalhada pela companhia.

A Hyundai foi a primeira marca a lançar a produção em série de uma viatura movida a hidrogénio, o Hyundai NEXO lançado em 2018. É o primeiro SUV a hidrogénio no mercado e já vendeu mais de mil unidade no espaço europeu.

Em Portugal fez uma apresentação pontual deste modelo, mas não o pôs à venda, uma vez que não existe infraestrutura no país para abastecer este tipo de veículo.

Mas este responsável lembra que o case study do hidrogénio insere-se na estratégia da Hyundai de antecipar metas para ser marca carbono zero até 2045, " o hidrogénio é uma energia em que a marca acredita, quer ao nível de utilização industrial, quer ao nível de utilização de transportes, nomeadamente quando se fala em transportes profissionais, transportes de longo curto, nas diferentes aplicações, em barcos, camiões, carros, tem um potencial tremendo e tem há muitos anos investido e participado em projetos de fuel-cell".

Não há ela sem senão, o recurso ao hidrogénio está condicionado pela existência de redes de abastecimento, aqui para Ricardo Lopes "tem que haver uma conjugação de fatores e de vontades, entre o investimento nas redes de abastecimento, porventura também com o suporte dos estados para que o hidrogénio se converta numa solução de maior escala".

Para o diretor de operações da marca em Portugal, a Hyundai acredita que tal vai ser possível concretizar e tem já alguns projetos em curso, quer ao nível de veículos ligeiros, quer de veículos pesados.

Na área de transportes de longo curso, a construtora sul coreana está a desenvolver há um ano na Suiça, o projeto XCIENT, que é um modelo de camião movido a hidrogénio, já com 50 unidades a circular na estrada.

Esta é uma frota que durante este tempo já percorreu perto de um milhão de kms, veículos pesados que recorrem a um sistema de fuel cell de 190 kW com duas pilhas de combustível de 95 kW, que alimentam um sistema eléctrico com uma bateria de 73,2 kWh e 661V, garantindo ao pesado a capacidade de percorrer 400 km com 32 kg de hidrogénio armazenados em sete tanques a uma pressão de 350 bar, e que "provam o business case do hidrogénio euqnauto tecnologia válida e que deve ser levada em conta", segundo o responsável da marca em Portugal.

Ricardo Lopes adianta que a Hyundai pretende crescer na área do hidrogénio e chegar às 1600 unidades até 2025, deste camião considerado o primeiro do mundo para serviços pesados movidos a hidrogénio e a ser produzido em série.

A marca diz-se "preparada e aberta para enfrentar o futuro neste domínio, assim haja vontade política para alargar esta rede de abastecimento e evoluir, seja no transporte pesado, seja no transporte de passageiros, com outros modelos que se seguirão, depois do NEXO, com o tal novo SUV a hidrogénio até 2025, produtos para fornecer os mercados, assim estejam reunidas as condições para tal.

Em estudo está ainda um tractor equipado com sistema ful cell para longas distâncias, capaz de percorrer 1000 km com uma só carga e destinado a mercados como a Europa e os EUA.

Ricardo Lopes resume a aposta da marca nesta fonte de energia verde, dizendo que "um veículo a hidrogénio não é poluente, produz água e mais importante do que isso, reduz drasticamente os tempos de abastecimento, que é ainda o factor que por vezes afasta a utilização da tecnologia a baterias de pilha de ião de lítio., quando num carro a hidrogénio o tempo de carregamento reduz-se a minutos, simular ao que é hoje o carregamento de um veiculo a combustível fóssil".

O Hyundai Motor Group já tinha assumido publicamente o compromisso de assegurar a produção de 700 mil unidades/ano de sistemas fuel cell para automóveis, navios, vagões, drones e geradores de energia até 2030.

A marca este ano já cresceu 40% acima dos 10% da média de mercado, na área das vendas dos veículos eletrificados.

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