Chegado ao 11, o iPhone é Pro. E há mais uma câmara para o registar

Já é tradição: setembro é mês de novidades para fãs da Apple e 2019 não foi exceção. Três iPhones, novos Apple Watch e um novo iPad foram os destaques da tarde.

Mais do que um anúncio, foi uma confirmação e a Apple apresentou esta terça-feira três novos iPhones: o 11, o 11 Pro e o 11 Pro Max.

Se o iPhone 11 não traz grandes novidades, os modelos Pro trazem novidades no que diz respeito a câmaras: agora são três, todas de 12 megapixeis.

A nova versão dos iPhones tem um corpo de aço inoxidável e vidro, com quatro cores matte, duas delas novas: Midnight Green e Gold. Os ecrãs AMOLED são de 5,8 ou 6,5 polegadas e o áudio é surround.

O processador, esse, é igual para qualquer das três versões apresentadas hoje: o A13 Bionic.

Os preços são de 699 dólares para o iPhone 11, 999 para o 11 Pro e 1099 para o 11 Pro Max. Com estas apresentações, o iPhone XR desce para os 599 dólares e o iPhone 8 passa a custar 449 dólares.

Preços em Portugal

No nosso país, o iPhone 11 começa nos 829 euros, preços da versão de 64GB. A de 128 GB vai aos 879 euros e a de 256 GB fica pelos 999 euros.

Já o iPhone 11 Pro parte dos 1.179 euros (versão de 64 GB) e tem um custo máximo de 1.579 euros para a versão com 512 GB de memória.

Por fim, o 11 Pro Max começa no patamar dos 1.279 euros (versão 64 GB) e chega aos 1.679 euros ( versão de 512 GB). A pré-venda inicia-se a 20 de setembro.

Um pormenor: há uma nova selfie no mundo, a Slofie. Selfie em Slo-Mo, ou seja, em câmara lenta. Ou, pelo menos, é o que a Apple quer.

Apple Watch Series 5:

No que diz respeito aos wereables, a Apple também apresentou novidades. Os Apple Watch têm agora um ecrã que fica sempre ligado, bússola e a capacidade para fazer chamadas de emergência internacionais.

O novo Apple Watch Series 5:

- Ecrã Always-On (sempre ligado)

- Autonomia de 18 horas

- Bússola

- Segurança: deteção de quedas, alertas de SOS, informação médica, chamadas de emergência internacionais diretamente a partir do relógio

- Três cores em alumínio, tal como outras três em aço inoxidável, duas em titânio e uma em cerâmica. Há também versões especiais desenhadas em conjunto com marcas desportivas e de moda.

O preço base é de 399 dólares (GPS) ou 499 dólares (com rede móvel).

Há também três estudos - de participação opcional - levados a cabo com o auxílio destes dispositivos: a relação entre a intensidade de movimento com o ritmo cardíaco dos utilizadores, a monitorização dos ciclos menstruais e a análise dos níveis de ruído à volta do utilizador, alertando-o para situações de risco.

Para todos estes estudos será lançada uma aplicação específica, para que os utilizadores possam escolher se querem - ou não - participar nas pesquisas.

iPad de 10,2 polegadas

No campo dos iPads, há um novo modelo com:

- Ecrã de 10,2 polegadas com 3,5 milhões de pixéis

- Processador A10 Fusion

- Smart Connector, para ligar um teclado

Que é acompanhado pelo novo iPadOS:

- Multitasking mais rápido e ergonómico

- Aplicações em uso paralelo

- Teclado flutuante no ecrã

- Navegação multidispositivo na aplicação "Ficheiros"

- Novas funcionalidades para o Apple Pencil

O novo modelo tem um custo base de 329 dólares e está disponível a partir de hoje, com envios depois do final de setembro.

Serviços

Há novidades na App Store. Uma delas é o Apple Arcade, o "primeiro serviço de subscrição de jogos para telemóveis, computadores e TVs". Vai surgir uma nova aba na loja de aplicações, onde o utilizador vai poder fazer o download de jogos, ver trailers e obter conteúdos exclusivos.

O Apple Arcade está disponível a partir de 19 de setembro em mais de 150 países. A subscrição terá o custo de 4,99 dólares por mês, com um mês de teste gratuito.

O AppleTV+ quer levar ao público "histórias inspiradoras". As séries exclusivas da Apple vão chegar à plataforma todos os meses, a partir de 1 de novembro. Custa 4,99 dólares por mês. A compra de qualquer iPhone, iPad, iMac ou Apple TV inclui uma subscrição gratuita do produto, válida por um ano.

Consulte todas as novidades apresentadas esta terça-feira no liveblog abaixo:

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de