Huawei e NOS lançam primeiro smartphone 5G em Portugal. Agora só falta haver 5G

Indiferente à polémica com a presença da Huawei nos equipamentos que irão servir de infraestrutura para o 5G, vai ser um Huawei o primeiro equipamento compatível com as redes móveis de quinta geração a ser comercializado em Portugal.

É amanhã, sábado, que o Huawei Mate 20X 5G chega às lojas NOS. O esforço é louvável, mas na prática não há nenhuma razão para ir a correr comprar um.

O que se passa é que o smartphone chega uns bons meses antes das redes de quinta geração se espalharem por Portugal.

Neste momento está tudo à espera. Os leilões para estas frequências ainda nem sequer se realizaram, o Governo promete novidades para o meio de setembro, mas mesmo assim, quando houver luz verde é certo que irá demorar algum tempo até que as operadoras comecem a substituir as antenas 4G, pelas da geração seguinte.

Quanto ao Huawei Mate 20X 5G, ele tem um ecrã OLED de 7,2"", um processador octacore Kirin 980 e um modem Balong 5000. É este chip que permite que ele se ligue às redes de dados mais avançadas. Tem ainda 8GB de RAM, 256 gigas de armazenamento e uma tripla câmara traseira.

A NOS já deu conta dos preços a que vai ser disponibilizado. A pronto, o Huawei Mate 20X 5G vai custar 1100 euros. Mas aqui está mais barato .

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de