Huawei Mate 30 Pro: data de lançamento, especificações, preço e rumores

A proibição do Android em equipamentos da Huawei (entretanto semi-suspensa) veio complicar bastante os prognósticos à volta do lançamento da família Mate 30. Independentemente disso, aqui está tudo o que se sabe acerca dos próximos Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro.

O Huawei Mate 30 Pro é o sucessor de uma máquina que contribuiu muitíssimo para que 2018 fosse um ano de sonho para a fabricante chinesa. Assim, as expectativas quanto ao que aí vem estão altíssimas.

Olhe-se, por exemplo, para o processador. O que meio mundo diz é que vai continuar a ser um Kirin (desenvolvido pela própria Huawei) e não um Snapdragon (desenvolvido pela Qualcomm) que são os CPUs mais comuns em toda a indústria. Ora, o que no ano passado espantou foi que o CPU da Huawei tinha um desempenho equivalente ao Snapdragon 845 da Qualcomm. E o que se diz agora é que o Kirin 985 (sucessor do 980, do ano passado) não vai ser um salto gigantesco, mas pode ter um desempenho 20% melhor. Expectativas elevadas, portanto.

E estariam ainda mais lá em cima, não fosse a incerteza que ainda paira sobre a fabricante chinesa e os humores de Donald Trump em pré-campanha para as eleições do próximo ano.

Mesmo assim, aqui fica tudo o que se vai sabendo - e dizendo - acerca dos próximos Huawei Mate 30.

DATA DE LANÇAMENTO
- Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro - Outubro de 2019
- Huawei Mate 30 Lite - Setembro de 2019 (na IFA, em Berlim)

Outubro é o mês que a Huawei tem escolhido para mostrar ao mundo, e pôr à venda, os principais equipamentos da família Mate. Já a versão Lite tem visto a luz do dia um mês antes.

As versões 5G dos Mate 30 talvez apareçam ainda em 2019, mas só lá para dezembro.

ESPECIFICAÇÕES (ainda são rumores)
Huawei Mate 30
- Ecrã: OLED
- Resolução: Full HD+
- CPU: Kirin 985
- RAM: 4GB (ou mais)
- Espaço de armazenamento: 128GB (ou mais)
- Slot para expansão de memória só para cartões da Huawei
- Câmara principal com três lentes
- Bateria 4000 mAh
- Sensor de impressões digitais no ecrã

Huawei Mate 30 Pro
- Ecrã: OLED
- Resolução: Quad HD+
- CPU: Kirin 985
- RAM: 6GB (ou mais)
- Espaço de armazenamento: 128GB (ou mais)
- Slot para expansão de memória só para cartões da Huawei
- Câmara principal: quatro lentes, com zoom óptico 5x
- Bateria: 4200 mAh
- Certificação IP68 (à prova de água até 30 metros de profundidade)
- Sensor de impressões digitais no ecrã mais rápido (e em área mais alargada)
- Carregamento de bateria rápido: 55W (um recorde)
- Carregamento de bateria sem-fios
- Vai poder carregar a bateria de equipamentos compatíveis tecnologia sem-fios

PREÇOS
Quando foi lançado, o Huawei Mate 20 Pro custava 1050 euros. É um valor que serve de enquadramento, mas que para já ainda não pode ser comparado com mais nada.

Até ver, ainda não circulou qualquer rumor que apontasse uma estimativa para o preço do Mate 30 Pro. Mas, se por um lado há quem estime que vai ser mais caro que o antecessor, a verdade é que depois da guerra com a administração Trump, a Huawei não pode correr outros riscos. Carregar nos preços é um desses riscos.

RUMORES
- 11 Julho 2019 - Tiago Flores, diretor de tecnologia de consumo e mobile da Huawei Portugal, não avança datas concretas, mas entrevistado pela TSF afirmou que mais perto do final do ano haverá novidades. A pergunta era precisamente relativa à data de lançamento do Mate 30 Pro.

- 9 Julho 2019: Patrão da Huawei garante que sistema operativo da marca vai ser muito rápido
Apesar de agora parecer ultrapassada a proibição de usar o Android como sistema operativo, a Huawei continua a desenvolver o seu HongMeng. E é fundador da empresa, Ren Zhengfei, quem garantiu à revista francesa Le Point que esse sistema operativo pretende ser, de origem, mais rápido do que o da Google. E como é que estamos de velocidades? Ora, de acordo com o jornal online GlobalTimes, o HongMeng vai ser 60% mais rápido do que o rival.

- 4 Julho 2019: Imagem não oficial mostra "quad-câmara"
Um utilizador publicou na rede-social chinesa Weibo uma imagem que diz ser da parte de trás do Mate 30 Pro. De um desenho quadrado do Mate 20 Pro, o aspecto da câmara passou para algo mais arredondado. Na imagem vê-se o branding da Leica (a fabricante das objectivas) e que tem zoom óptico de 5x. Há outra imagem que mostra a frente, mas para além de mostrar que o ecrã ocupa quase toda a frente do equipamento, não é muito reveladora.

- 14 Junho 2019: Sistema operativo HongMeng registado
A Huawei registou a marca HongMeng em várias instituições. Poderá ser este o nome do sistema operativo desenvolvido pela marca chinesa para contornar a eventual proibição de usar o Android. Mas HongMeng poderá ser o nome dado a algo mais alargado. Nesse caso, ganha força o rumor de que o sistema operativo da Huawei se irá chamar Ark ou Oak. Duas palavras com um "ar" bem mais ocidental, sublinhe-se.

- 7 Maio 2019: Primeiro "leak" de especificações do Mate 30 Pro
Um site chinês avança que o Mate 30 Pro vai ter um ecrã OLED de 6.71 polegadas, um processador Kirin 985, redes 5G, uma bateria de 4200mAh e ainda tecnologia de carregamento rápido de 55W. Quanto à câmara fotográfica, o que é apontado é semelhante aquilo que está presente no Huawei P30 Pro, o equipamento que tem a melhor câmara do mercado. Sendo assim, há que contar com uma lente ultra-grande-angular, a grande angular (lente principal), a telefoto (que faz zoom) e a lente Time of Flight.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de