Quer evitar spoilers do último episódio da Guerra dos Tronos?

Já falta pouco para o final da mais importante série dos últimos anos.

O próximo, é o mais importante de todos os episódios da Guerra dos Tronos. O problema é que nem todos podemos esperar pelas duas da manhã para o ver em direto. Mas se muitos não podem, outros há que já não pensam noutra coisa. E assim, quem tiver de esperar pela noite de segunda-feira para finalmente o ver, vai ter de evitar muito spoiler para que a o final seja mesmo uma surpresa.

O que se segue é uma espécie de guia de sobrevivência online.

Em primeiro lugar, no computador, há que usar o Chrome e algumas extensões para este navegador de internet. No vídeo seguinte explicamos como instalar a primeira das extensões sugeridas (quanto às outras o processo é o mesmo) e mostramos como adicionar palavras a evitar.

É o caso do BlockTube : que permite esconder comentários que incluam palavras-chave pré-designadas. Coisas como Tronos, ou Westeros, John Snow, ou outras escolhidas por cada utilizador. Relembro que 'Game of Thrones' também deve ser incluída nessas listas. Dá ainda para bloquear vídeos cujo título inclua uma dessas palavras proibidas e até a página de tendências pode ser escondida. Também é compatível com o Firefox .

Outra extensão sugerida para evitar spoilers é a Remove Recommendations Youtube VK Facebook , que se dedica a eliminar tudo o que é vídeo recomendado naquela rede social.

O problema é que estes extras só funcionam no Youtube ou no Facebook enquanto a net está, ou vai estar logo a meio da manhã, carregada de artigos sobre o último episódio da série.

Assim, o melhor mesmo é usar uma espécie de bomba H. Uma extensão chamada Spoiler Protection 2.0 que funciona no Chrome, mas também no Firefox .

O princípio é o mesmo: o utilizador deve adicionar palavras que não quer que apareçam à frente dos seus olhos enquanto navega pela internet. E o que desaparece não é apenas essa palavrinha no meio de um texto. Na verdade, parágrafos inteiros sucumbem perante o poder desta extensão.

Outra hipótese é o Game of Spoils , aqui a lista de palavras proibidas como "Winterfell", ou "King"s Landing" já está predefinida e é imensa. Vai até ao nome dos atores. Pensando bem, esta talvez seja mesmo a melhor solução. Seja como for, para o caso da tradução para português não ter sido totalmente incluída, talvez não seja má ideia juntar-lhe o termo "Guerra dos Tronos" e outros.

Ah, e claro isto só funciona no PC. No telemóvel a conversa é diferente. Aí a sugestão é: não ponha os polegares no Twitter, Youtube, Reddit, Whatsapp, Instagram, Facebook e por aí fora. O melhor mesmo é desligar os dados no domingo até à noite de segunda-feira e esperar que o último episódio comece.

Quanto aos amigos e colegas de trabalho talvez pôr-lhes uma mordaça?

Continuar a ler