Viagem ao tempo da pedra dos computadores no Museu da Pedra

Cerca de 100 computadores Spectrum, mas muito mais. Há gravadores, calculadoras, relógios e claro jogos de computador em exposição a partir de hoje, em Cantanhede.

"Geração Spectrum" é o nome da exposição baseada na coleção individual de João Diogo Ramos. O engenheiro informático ganhou a paixão pelos Spectrum ainda miúdo e decidiu colecioná-los há meia dúzia de anos. Já atravessou o atlântico para comprar algumas delas, mas o foco é sobretudo a Europa.

A coleção já esteve em algumas mostras, mas é a primeira vez que está em exposição organizada num museu. Computadores do tempo da pedra dos computadores, em exposição no Museu da Pedra, em Cantanhede.

Cantanhede e o Museu da Pedra foi a primeira opção de João Diogo Ramos, por ser a sua terra natal, por estar próxima do local onde trabalha, Coimbra, mas sobretudo porque precisa que os seus "meninos" continuem próximos para poder continuar a investigar.

Portugal, na história do fabrico dos ZX Spectrum tem uma palavra a dizer e por isso merece destaque na exposição. O acordo que a Timex fez com a Sinclair proporcionou que "spectrums made in Portugal" chegassem a vários cantos do mundo. Eram sobretudo utilizados para jogar. Portugal não foi exceção, nem mesmo o curador da exposição João Diogo Ramos.

Há 6 anos decidiu dedicar tempo e energia a criar a coleção. A ideia não é fazer a história da computação, mas uma homenagem a uma família de computadores, que marcou gerações em países como Portugal, Inglaterra, Polónia ou Argentina.

É expectável que cheguem muitos saudosistas do Zx spectrum para a abertura oficial da exposição, este sábado à tarde, no Museu da Pedra, em Cantanhede.

Manuel Freitas foi de Lisboa a Cantanhede para ver a exposição em primeira mão. Foi comerciante de Zx Spectrum na capital. É um apaixonado pelo modelo. Foi um dia antes da inauguração, conseguiu fazer a visita, e ficou surpreendido. "Está muito completa", afirma.

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de