- Comentar
O robô norte-americano Perseverance recolheu com sucesso a primeira amostra de rocha de Marte após uma tentativa falhada em agosto, foi esta quinta-feira anunciado.
Relacionados
"Não esperava que fosse tão incrível." Perseverance capta imagens de eclipse solar em Marte
Primeiro capítulo da missão chega ao fim. Perseverance deposita amostra no solo de Marte
"Nunca estive tão feliz por ver um buraco numa rocha", disse esta quinta-feira, na rede social Twitter, o engenheiro-chefe da missão Perseverance, Adam Steltzner, que classificou a amostra como perfeita.
Em agosto, a agência espacial norte-americana (NASA), que coordena a missão em busca de sinais de vida microbiana passada no planeta, tentou recolher a primeira amostra, mas esta desfez-se após o robô perfurar a rocha e não entrou num de vários tubos que o robô possui para guardar as amostras.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O veículo robótico Perseverance (Perseverança) poisou em fevereiro em Marte, na Cratera Jezero, onde se pensa que terá havido há milhares de milhões de anos um lago e, portanto, condições para a existência de vida tal como se conhece.
Numa missão posterior, prevista para dentro de 10 anos e com a colaboração da agência espacial europeia (ESA), as amostras de rocha e poeira marciana serão enviadas para estudo na Terra, um feito que será inédito.