Perseverance recolhe com sucesso primeira amostra de rocha de Marte

Engenheiro-chefe da missão assumiu no Twitter que nunca esteve tão feliz "por ver um buraco numa rocha".

O robô norte-americano Perseverance recolheu com sucesso a primeira amostra de rocha de Marte após uma tentativa falhada em agosto, foi esta quinta-feira anunciado.

"Nunca estive tão feliz por ver um buraco numa rocha", disse esta quinta-feira, na rede social Twitter, o engenheiro-chefe da missão Perseverance, Adam Steltzner, que classificou a amostra como perfeita.

Em agosto, a agência espacial norte-americana (NASA), que coordena a missão em busca de sinais de vida microbiana passada no planeta, tentou recolher a primeira amostra, mas esta desfez-se após o robô perfurar a rocha e não entrou num de vários tubos que o robô possui para guardar as amostras.

O veículo robótico Perseverance (Perseverança) poisou em fevereiro em Marte, na Cratera Jezero, onde se pensa que terá havido há milhares de milhões de anos um lago e, portanto, condições para a existência de vida tal como se conhece.

Numa missão posterior, prevista para dentro de 10 anos e com a colaboração da agência espacial europeia (ESA), as amostras de rocha e poeira marciana serão enviadas para estudo na Terra, um feito que será inédito.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de