- Comentar
Os cientistas começavam a pensar que nunca encontrariam a resposta. A ideia inicial era que a rocha parecia sedimentar. Dez meses após a chegada do robô Perseverance, da NASA, a Marte, há agora uma nova conclusão. A rocha do "planeta vermelho" é, afinal, formada por lava vulcânica, anunciou a agência espacial norte-americana. Esta descoberta poderá ajudar os cientistas a compreender a história da cratera de Jezero, bem como do restante planeta.
Relacionados
"Não esperava que fosse tão incrível." Perseverance capta imagens de eclipse solar em Marte
A equipa de especialistas concluiu também que, ao longo do tempo, as rochas presentes na cratera interagiram várias vezes com a água, e que algumas continham moléculas orgânicas.
You"ve asked what I"m finding. My latest discoveries:
-many rocks here are volcanic
-they"ve interacted with water multiple times
-some hold organic molecules, aka "the building blocks of life"
Will signs of past microbes be found here? The hunt continues. https://t.co/65OluGsT02

Leia também:
"Potencialmente habitável." Amostras de rochas recolhidas pelo Perseverance podem ser vulcânicas
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Um bom estudante de geologia dirá que esta textura indica a rocha formada quando os cristais cresceram e assentaram num magma de arrefecimento lento - por exemplo, um fluxo de lava espesso, lago de lava ou câmara de magma", explicou Farley, um dos cientistas responsáveis nesta missão.
"A rocha foi então alterada várias vezes pela água, tornando-se um verdadeiro tesouro que permitirá aos futuros cientistas datar os acontecimentos em Jezero, compreender melhor o período em que a água era mais comum na sua superfície e revelar o início da história do planeta", acrescentou.
A missão "Mars Sample Return" começou com o robô Perseverance, que viajou até Marte para recolher amostras de rochas em busca de sinais de vida no "planeta vermelho". O objetivo é trazer essas amostras de volta à Terra para que sejam analisadas por instrumentos mais avançados dos que os que podem ser levados para Marte.

Leia também:
"Surpresa muito boa." Perseverance capta som do voo do Helicóptero Ingenuity em Marte

Leia também:
Perseverance chega com sucesso a Marte. Veja as primeiras imagens