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Os organismos reguladores da União Europeia (UE) e do Reino Unido abriram esta sexta-feira investigações à Facebook para verificar se a empresa distorce a concorrência no mercado de anúncios classificados ao usar dados para competir injustamente com serviços rivais.
A Comissão Europeia disse que está a analisar se a forma como a rede social Facebook incorpora o seu próprio serviço de anúncios classificados, a plataforma Marketplace, na rede social e se isso lhe dá uma vantagem para chegar aos clientes, numa violação das regras de concorrência da UE.
A Autoridade de Concorrência e Mercados britânica anunciou em simultâneo que lançou a sua própria investigação para examinar se recolha e uso de dados pela Facebook lhe davam uma vantagem injusta sobre os concorrentes que fornecem dados classificados e serviços de encontros online.
A iniciativa coordenada representa um reforço dos reguladores europeus na ação para controlar o domínio das grandes empresas de tecnologia.
O foco das investigações reflete a preocupação de longa data de que os dados que as plataformas online possuem dos seus utilizadores sejam usados para competir com outros serviços.
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"A Facebook recolhe uma grande quantidade de dados sobre as atividades dos utilizadores da sua rede social e mais além, permitindo-lhe chegar a grupos de clientes específicos", justificou Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia responsável pela política de concorrência.
"Vamos analisar em detalhes para saber se esses dados dão à Facebook uma vantagem competitiva indevida, em particular no setor de anúncios classificados online", acrescentou
A Facebook disse que "continuará a cooperar totalmente com as investigações para demonstrar que elas não têm mérito".
As plataformas Marketplace e Facebook Dating "oferecem às pessoas mais opções e ambos os produtos operam num ambiente altamente competitivo com muitos grandes operadores históricos", vincou a empresa em comunicado.