- Comentar
A cápsula Orion do foguetão Space Launch System, da NASA, regressou, este domingo, à Terra. Após 25 dias no espaço e uma viagem de 2,1 milhões de quilómetros à volta da Lua, a Orion atravessou a atmosfera terrestre a 520 quilómetros por hora, sendo submetida a temperaturas de 2800 graus, equivalente a metade da temperatura da superfície do Sol.
Relacionados
Resultados iniciais da missão espacial Artemis I dão confiança para viagens futuras
A cápsula amarou no Oceano Pacífico, ao largo da costa de San Diego, a cerca de "cinco milhas náuticas", adiantou a NASA, do USS Portland, o navio da Marinha norte-americana que a vai recolher, e ruma depois ao Centro Espacial Kennedy, na Florida.
A amaragem ocorreu à hora prevista, as 17h40 (hora portuguesa) - hora oficial 17h40:30 - e sem dificuldades operacionais, uma vez que ficou na "posição correta", ou seja, virada para cima. As cinco unidades insufláveis, que fazem o equipamento boiar, também funcionaram sem problemas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A missão Artemis arrancou a 16 de novembro, marcando o início do programa com que os Estados Unidos pretendem regressar à superfície da Lua em 2025, colocando a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro em solo lunar.
Durante a Artemis I, a cápsula Orion esteve equipada com um "manequim" que registou os impactos do voo no corpo humano.
O lançamento desta missão ocorreu após duas tentativas de lançamento em agosto e setembro, que foram canceladas devido a problemas técnicos.
*notícia atualizada às 17h49